sábado, 4 de setembro de 2010

TONITO

Confesso que,na vida,tenho tido muita sorte.
No meu núcleo de amigos,muito pequeno,tenho o privilégio de ter o TONITO.
É uma PESSOA de engenharias desconhecidas.Por vezes,tenho dificuldade em perceber se ele está aqui ao lado ou se anda a vagabundear pelo espaço.
Sei que o Tonito está sempre do nosso lado,mesmo quando não o vemos.E nem é preciso explicar-lhe o que se terá passado.
Este AMIGO faz hoje anos,para aí 14.
Temos a sorte de,há muito,termos o contributo do cota 13.
Um grande abraço,querido amigo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SEPARADOR DE ANIVERSÁRIO

Hoje é dia de festejar o aniversário de minha mulher.
Amanhã,já de Coimbra,regressarei ao activo.
Até amanhã.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

AS desORDENS

Como estamos no último dia do mês,dei-me ao luxo de comprar um jornal.
Fi-lo em boa hora porque,nas últimas páginas do Público,um artigo de opinião de VM com o título "Para que servem as ordens profissionais?" mereceu-me uma leitura rápida,o que é habitual(muitas vezes,nem a leitura rápida lhe dou).
Espantosamente eu estava de acordo,na generalidade,com o que VM escreveu.Admiti que tivesse lido mal e voltei a ler,uma e outra vez...
Confesso que fiquei desapontado comigo mesmo.De que doença grave é que estou a sofrer,para estar de acordo  com VM?!
A verdade é que,com o exemplo que aponta(que,na mesma Ordem,nem é dos mais evidentes) ele traz à tona a existência de associações profissionais com poderes incompreensíveis,protectores de alguns dos seus filiados(a maioria está lá porque a tal é legalmente obrigada),com poderes tão grandes que vão desde a emissão de Carteiras Profissionais até...não se sabe onde.
Nunca percebi a existência destes resquícios medievais não percebo porque não são extintos de vez.
Para processos disciplinares,já existe a legislação laboral adequada.Para a emissão de Carteiras Profissionais,as Escolas que habilitam e formam os profissionais não serão competentes?!
Não me parece que as Ordens sejam "seitas".
O mais grave é que,no horizonte,perfilam- se novas Ordens!São úteis para receber uns dinheiros,aumentarem a burocracia e correlativos,regularem a concorrência entre os seus(impedindo que alguém novo lhes faça sombra),etc.
Sou a favor de uma DESORDEX!

O PONTO FRACO DE CRISTIANO

In publico.es

sábado, 28 de agosto de 2010

ATIRAR PEDRAS,CIVILIZADAMENTE...

Hora de almoço de sábado.
Na entrada do restaurante fez-se uma pequena fila.
Atrás de nós,chegou uma família com um otomano à frente.
Passados 2 minutos,o otomano abanava-se com o jornal e dizia à mulher:
Estás a ver,amor?!Mais vale vires aqui buscar o almoço.Comemos nos pratos de papel e escusas de lavar a louça.
Ditas as sábias palavras,o otomano afastou-se abanando-se com o jornal e arrastando as chinelas.
Entrámos no restaurante,logo seguidos da família sem otomano.
A mulher passou algum tempo ao telemóvel,talvez convencendo o otomano a regressar...
Íamos a meio da refeição quando,na mesa ao lado,a mulher mais uma filh e os netos se levantaram,após meterem um bife num pão.
Do otomano,e da família,não tenho(nem tinha que ter)notícias.
Oxalá não tenham levado umas pedradas,quando chegaram a casa.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

14º CIRCUITO DAS ARTES

Alô,pessoal do Rio!
Não perca esta!
Eu bem vos tenho avisado.
Verão que será um tempo bem empregue e,em meu nome,dêem um abraço aos músicos(especialmente ao Renato).
Na coluna da direita,do som de fundo,já tem disponíveis algumas das belas canções do ESCAMBO.Um trabalho do Nuno.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TÃO SABENDO?

SÓ PUBLIQUEI AQUI PORQUE O NOBRE CIDADÃO
MENCIONOU PORTUGAL EM SUAS TEORIAS HISTÓRICAS. 
PARA NÓS, KING SIZE ERA 
TAMANHO DE CIGARRO AMERICANO...

PORTA DE SALVATERRA

Em tempos fiz aqui referência a Salvaterra do Extremo,terra do meu querido amigo João Diogo que partiu demasiado cedo.Costumava lá ir aquando das minhas estadias em Monfortinho e,muitas vezes,fui à sua casa de família abastecer-me de uns enchidos sem igual.
Hoje refiro-me a Salvaterra do Minho,mais concretamente a Monção e à sua Porta de Salvaterra que abre para Salvaterra do Minho.
Há muitos anos que não via tal Porta.
Este fim de semana a Maria foi em trabalho para Monção.
Montada na sua camioneta Land Rover(um modelo que eu já não via desde a guerra...),lá chegou por caminhos e atalhos a Monção.
Enviou-me esta fotografia da Porta de Salvaterra.
Convenhamos que,como muita coisa,está um bocadito ao abandono...
Nada que a Maria não se esforce por resolver.
Também teve direito a uma bela dormida no Mosteiro dos Capuchos...
É mais uma imagem do Portugal(ou será que é Galiza?!) desconhecido e do nosso património semi-abandonado.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RESTAURANTE LEONARDO

Suponho que já referi este Restaurante.
Quando vierem à Póvoa de Varzim não deixem de o conhecer.
Está bem localizado,junto ao Casino,e é um espaço simpático.Atendimento profissional,mas familiar.
Boa cozinha,especialmente em peixe e marisco.Uma boa relação qualidade/preço.
Neste dia cinzento e chuvoso lembrei-me de o trazer à baila.
No passado sábado fizemos lá a nossa "reunião" de família.
De entradas apareceram os camarões,as sardinhas pequenas fritas,panados de sardinha,pequenas postas de marmota frita,bolinhos de bacalhau,etc.
De conduto houve salmão grelhado,peixe galo,pescada,robalo e posta mirandesa.
Acompanhámos com um belíssimo "alvarinho" e com um tinto Cabriz.
Mais uns mimos de sobremesa e os 15 saímos satisfeitos.
Para o ano há mais.
 

domingo, 22 de agosto de 2010

Nuvens

Coimbra 22-08-10.
Um Abraço.
Dias.

METRUS DO TONITO

O Tonito,com as suas imagens do Metrus Mondegus,fez o grande negócio da vida dele!
Conseguiu exportar a ideia para o "Metrus Pakistanus"...
Já está em desenvolvimento.
Tens que resguardar as ideias,querido amigo.
Aproveitam-nas e não vês um cêntimo... 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ÁGUA QUE PASSARINHO NÃO BEBE!

E aqui estamos, inaugurando a aguardente que recebi de presente do Rui Lucas, diretamente de Coimbra. A dupla ReDrica, recém desembarcados da terrinha, já me contou todas as maravilhas, os carinhos, o afeto dedicado a eles pelos anfitriões, Rui e Rosa. Fiquei com água na boca e fomos provar a prenda recebida. Posso garantir que é coisa fina, tarefa para profissionais. Licor de diretoria. Mais não direi ainda, pois evitamos terminar a garrafa no primeiro dia... Ontem fez um frio glacial por aqui, de maneiras que a aguinha benta chegou em boa hora. Muito obrigado, Rui e Rosa. Espero estar aí com vocês em breve. 

domingo, 15 de agosto de 2010

BRIOOOOSAAAA!

Começar a Liga com uma vitória no Estádio da Luz,contra o Benfica,é obra!
A minha Académica começou com estes 3 pontos.
Diga-se que o Benfica empatou quando a Académica jogava só com 10!
E também ganhou com 10 contra 11!
Alguns papagaios dizem que o Benfica foi prejudicado pela arbitragem...
Alguém se lembra da Académica ser beneficiada quando joga contra os "grandes"??!!
BRIOOOSAAAA!