sábado, 25 de setembro de 2010

BRIOOOOSAAAA!!!


Com estes 3-1 sobre o Vitória de Guimarães,a minha Académica subiu ao lote dos segundos classificados.
Este início,ainda sem grande sustentação,vai-me dando alegrias nos pontos e na quantidade de golos que a Briosa tem conseguido concretizar.
E,por histórias antigas,vencer o Vitória de Guimarães tem um sabor especial.
BRIOOOSAAA!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Elis Regina - Canção da América

JOÃO

Dia de escrever,com dedicatória a um amigo.
Tenho poucos,mas bons. 
O João pertence a esta categoria.
Amizade,solidariedade,disponibilidade sem limites.
Um cavalheiro em todo o mundo por onde tem passado.
Hoje,dia do seu aniversário(suponho que faz 14 anitos),achei próprio deixar-lhe estas pobres palavras.
Como ainda é um adolescente,ao almoço não deixarei de lhe dar nas orelhas...
Um abraço de parabens,João.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

DISPERSOS

EVOLUÇÃO DO PARLAMENTO:DE SALA A CAFÉ
Sinceramente,não parece que haja em Portugal,hoje em dia,situação menos invejável do que a de ministro.
Só uma grande abnegação,ou uma vaidade pueril-talvez a mistura destas duas cousas- pode levar um homem cônscio do seu valor,seguro no seu orgulho,à posição mísera e mesquinha de servir de alvo aos ataques mais grosseiros,às injúrias mais descompostas,sem poder tomar aquela desforra a que em outras condições recorre qualquer homem. 
É que,por virtude do parlamentarismo,o ministro é uma tête de turc sôbre a qual os deputados podem malhar à vontade.Edificante e público espectáculo de respeito pela autoridade e acatamento pelas instituições!
É que o parlamentarismo foi a invenção das altas burguesias da primeira metade do século,quando no regime do censo eleitoral a classe política tinha ainda alguma cousa de aristocrática.
Com o sufrágio universal e o rebaixamento constante do nível político,os parlamentos perderam o carácter de salas ou câmaras,onde se discute cortêsmente,embora violentamente por vezes,para tomarem o carácter de clubes ou cafés onde se injuria e se troça.
Nem se percebe porque há de ser proibido o cigarro e o bock!
De Oliveira Martins,in Repórter,24-1-1888
É um bom aviso!
Não são precisos comentários!   

sábado, 18 de setembro de 2010

SUSANA FERRÃO

APELO
TODOS PELA SUSANA
Bons amigos:
Como é do vosso conhecimento,a minha sobrinha Susana,filha do meu irmão Zeca,tem uma leucemia linfobástica aguda,diagnosticada no passado mês de Agosto.
Iniciou desde então(estamos absolutamente convictos)uma luta contra a doença que irá seguramente vencer.
A Susana vai precisar de fazer um transplante de medula,mas para isso precisa de um dador compatível,o que não é muito fácil de encontrar.
Dar sangue é um acto simples,rápido e indolor.
É um apelo/pedido que vos faço.
O local de recolha pode ser feito nos HUC,no centro de Histocompatibilidade(junto à entrada principal).
Há contudo requisitos a preencher:
Ter entre 18 e 45 anos
Mais de 50 Kg e não ter recebido transfusões de sangue após 1980
Conto convosco.A Susana é o prolongamento natural do pai Zeca.Linda,generosa,amiga,alegre,solidária e com um sorriso radiante.
Vai ganhar esta batalha.A família e a grande legião de amigos,vão ajudá-la a ultrapassar esta fase difícil da sua vida.
Um abraço amigo
Tó Ferrão  

O JACÓ

Um dia,se me apetecer e tiver tempo,direi a origem do nome deste utensílio.
Basicamente serve para despejar o lixo doméstico.
Mas é um multi-usos:lavadinho,serve como poceiro nas vindimas;serve para carregar lenha;serve para encher de água para um duche directo;há quem o utilize para lavar o peixe fresco;serve para enfiar na cabeça quando vem uma grande carga de água;e serve para enfeitar:limpinho e cheio de mosquitos à volta...
É só escolher a utilidade!
O mais certo,mais frequente,é o utensílio ouvir,em tom alto e agudo:
Já estás no jacó!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A PROBLEMÁTICA DA TARDE BRANCA

Com os mágicos à solta,a tarde não foi fácil...
A tal chibita branca,mesmo presa por uma corda,era difícil de ver e,muito menos,de agarrar.
A esta hora(10 e meia da noite) a tarde ainda não acabou e os militantes ainda procuram a chibita.
Trabalho difícil e exigente de grande esforço físico.
Por razões etárias,desisti cerca das 7 horas.
Há muito que não era obrigado a tão grande esforço físico!
Parecia um exercício de GAM:eu tinha que imaginar a chibita e tentar agarrá-la.
Era indiferente imaginá-la como inimigo ou como um amor a procurar...
Imaginei-a,das duas maneiras.Aconteceu-me sempre a mesma coisa.Mergulhava no Lamas e batia com a testa nas espinhas do bacalhau.Ao fim de algumas horas saí de lá como um Cristo:o corpo cheio de Lamas e a testa cravejada de espinhas...
Parecia um acidente de F 1 !!!
Mas,até vir descansar(que diabo!um homem não é de ferro e tive que vir jantar...) não tinha havido baixas...
A chibita branca continua a ser procurada pelas redondezas!
Como vêem,durante o exercício,estava tudo com um ar macambúzio!
Passaram-se para a Noite Branca... 
Batia com a cabeça no prato,de tanto me rir!!!

SEPARADOR

Preciso de um bocadinho de descanso.
Logo que apanhe a chibita,regresso.
Até lá!
Magia à solta nos campos de Coimbra:apanhar uma chibita,amarrada com uma corda,e ficar com sabor a bacalhau...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DÁLIA

Dália era a rapariga mais bonita do Caveiral.
Bonita em todos os sentidos:era amada por toda a gente,por estar sempre disponível para ajudar;desde muito miuda aprendeu todos os trabalhos de campo e,com sua avó,aprendeu os segredos da boa cozinha;estudou enquanto lhe foi possível,ao mesmo tempo que se tornou uma estrela da Filamórnica,dos Bombeiros e dos bailaricos.Com ajuda do senhor padre,terminou o Liceu e candidatou-se à Universidade.
Ela e o namorado,o Asdrúbal,eram o casal mais bonito do Caveiral.
O Asdrúbal,filho de boas famílias,lá foi estudar Medicina para a grande cidade.
Dália,filha dos caseiros da grande família,poderia ir para uma Universidade mais afastada do Caveiral,o que implicaria despesas incomportáveis.
Assim,Dália resolveu abandonar os estudos e ir trabalhar.
Foi para a empresa dos pais do Asdrúbal e recomendada especialmente ao gerente,o Natário,que Dália tratava cerimoniosamente por "Dr."Natário.
No escritório,Dália aprendeu a tirar cafés,fotocópias e o lixo do chão.As duas senhoras que lá trabalhavam,quase nos 40 anos,nunca a trataram como colega.
Dália era uma espécie de rapariga da limpeza e dos recados,que estava ali por caridade do tal "Dr."Natário.
Dália andava triste.Asdrúbal nem nas férias aparecia...
O que é certo é que Dália espalhava alegria e nem o Natário resistiu!
Dália,a pretexto dos cafés,passava mais tempo no gabinete.Ia aparecendo com roupas novas e bonitas.Logo ela,a quem qualquer trapo assentava bem...
Passou a ter horários diferentes:entrava muito mais tarde(transportada pelo motorista do Natário) e deixou de fazer limpezas.
Do gabinete,chamava uma "velha" e,com natariana autoridade,ordenava-lhe que lhe fosse comprar cigarros...
Um dia Dália "apareceu" estranhamente gorda e começou a ter vómitos...Uma das "velhas" mandou-a levar a casa(a casa do Natário) e a Dália desapareceu por uns tempos.
O Natário andava intratável e pior ficou quando uma inspecção na empresa lhe fez perguntas sobre a contabilidade...
Dália,no Hospital,trazia uma filha à luz do dia.
Questionada sobre o pai falou no "Dr."Natário.
Mandado chamar,o Natário já não apareceu.
A empresa tinha falido e o homem desapareceu...
Abreviando:
Soube-se mais tarde que Natário tinha sido morto num país africano quando se envolveu em mais um negócio para aldrabar alguém.
Asdrúbal é um cirurgião altamente cotado na comunidade gay de um país sul americano.
Dália,ajudada pela filha,é uma das poucas habitantes do Caveiral,vivendo na velha casa de granito dos avós e fazendo agricultura de subsistência.
Tem a sua horta,o seu porco e as suas cabras.
Continua a ser uma mulher muito bonita.
A filha,este ano,é caloira de Medicina numa Universidade pública.
Um beijo,Dália.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AVENTAL EVENTUAL

Um novo blogue brasileiro,da responsabilidade de Gerson Deslandes e Drica Voivodic,que nos traz os prazeres do fogão e de uma boa fofoca à mesa da cozinha.
Visitem-no em
www.aventaleventual.com/

terça-feira, 14 de setembro de 2010

MIMAR

Este belíssimo projecto está a funcionar.
Infelizmente,as demoras burocráticas têm atrasado o Protocolo com a Segurança Social.
Ao que me dizem,a partir de Outubro já não há dinheiro que permita o funcionamento.
Vamos fazer força pela MIMAR!

domingo, 12 de setembro de 2010

BRIOOOOSAAAA!

A minha Académica,em Coimbra,ganhou à Naval 3 - 0.
Claro que é normal.
Mas as minhas expectativas foram iludidas.
Com este calendário de jogos,e depois de no primeiro termos ganho ao Benfica,esperava ao fim de 4 jogos ter 12 pontos.
7 pontos sabe-me a pouco!
Arranca,Briosa!

Rosa sem cor

Um Abraço.
Dias.

AMIGOS

Nunca precisam de pedir solidariedade.
São poucos,mas bons.
Estamos sempre do mesmo lado,sem reservas.
Foto de MC

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PEQUIM - PARIS

Durante 37 dias,alguns velhos automóveis percorrerão 14.000 quilómetros,fazendo a ligação Pequim - Paris.
Entre eles,estará este velho Bentley 3 1/2 Park Ward,de 1935.
Fotografia de Peter Trebitsch/EFE

terça-feira, 7 de setembro de 2010

domingo, 5 de setembro de 2010

A PREGUIÇA DE AGOSTO...

Ainda se mantem.
Lembro todas as mimalhices de que fomos alvo e só me apetece estender,ouvir música e recordar...
Qualquer dia,o mais tarde possível,regressarei à normalidade.
Por hoje,aqui deixo as nossas companhias de venturas.
Beijo a todos.

sábado, 4 de setembro de 2010

TONITO

Confesso que,na vida,tenho tido muita sorte.
No meu núcleo de amigos,muito pequeno,tenho o privilégio de ter o TONITO.
É uma PESSOA de engenharias desconhecidas.Por vezes,tenho dificuldade em perceber se ele está aqui ao lado ou se anda a vagabundear pelo espaço.
Sei que o Tonito está sempre do nosso lado,mesmo quando não o vemos.E nem é preciso explicar-lhe o que se terá passado.
Este AMIGO faz hoje anos,para aí 14.
Temos a sorte de,há muito,termos o contributo do cota 13.
Um grande abraço,querido amigo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SEPARADOR DE ANIVERSÁRIO

Hoje é dia de festejar o aniversário de minha mulher.
Amanhã,já de Coimbra,regressarei ao activo.
Até amanhã.