terça-feira, 23 de setembro de 2008

De como se faz uma pausa para falar do tempo e pôr à consideração dos leitores se o cronista deve continuar a encher laudas de papel


Falar do tempo é uma coisa a que se recorre quando a conversa murcha como as violetas.Pronto,já falei(o tempo está óptimo).
Mas agora a sério.Acha o leitor - acham os leitores - que devo continuar a encher exaustivamente laudas e laudas e laudas(folhas) de papel,para mais ao preço que está o papel?O craque nasceu,muito bem.Deram-lhe uma bola de borracha,perfeito.E uma fisga,óptimo.Simplesmente,que tem António da Silva Pereira,que não sei se existe,com estas andanças infanto-juvenis?Que pensa Manuel Costa Lopes,idem desconhecido,com as meninices alheias?Olha,ó Zambujal,estou à espera que me digas:"paizinho",mete o craque na saca".Palavra,nem me amofino.
Ora como eu ia contando:o Marinho Sacadura mandou-me comunicar por interposta pessoa que as aventuras a que se vê agora ligado são giras,ele não se recordava de algumas,mas que o Mário Sacadura de hoje,trinta e quatro anos remansosos,deixou de existir na clave de outrora.Paciência,estamos sempre a aprender.E não sei de onde - aliás sei - falou-me um outro velho companheiro das chinchas a reclamar por motivo contrário "ainda não disseste que eu também andava por lá,que é isso?"
Este é (era) o Constantino,não o do Redol,guardador de gado,mas o cognominado "Aldrúbias" porque acrescentava trezentos pontos ao conto da praxe.Eu gostava à bruta do Constantino:para mim significava até a imaginação em pessoa,essa qualidade rara e por vezes tão mal compreendida.Uma do "Aldrúbias":
"O meu pai vai dar-me um automóvel a pedais".
"Dos grandes?"
Constantino "Aldrúbias":
"Dos maiores".
Ficava-se a sonhar com o buíque do nosso amigo e nunca mais aparecia.
"Então?",queríamos saber.
"O armazém já o despachou,mas parece que há coisa com a Alfândega."
Seria um automóvel estrangeiro?Não,era simpaticamente um produto nacional,logo sem precisão de ser desalfandegado.
"Que grande galga,ó Constantino",faziam os mais energúmenos do grupo.
E o nosso amigo triste,melancólico,frustrado,inquieto.Da próxima se calhar nem o deixavam contar mais uma bigue notícia...
Talvez seja por causa dele que continuo ainda por uns tempos.Estou farto de escrever,estou farto de balelas escritas;a imaginação merece auxílio;de onde um quase silogismo a meu favor.(E do Constantino.)
No sábado que vem tenho uma linda para pôr em letra de forma...

De Fernando Assis Pacheco,in "Memórias de um craque"(Ed. Assírio & Alvim)

Sem comentários: