quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SÃO MARTINHO E O COMÉRCIO DE PROXIMIDADE

A lenda de São Martinho é conhecida.
Quem não a conhecer,que vá à Net e aprocure...
Estamos todos a imaginar um cavaleiro romano(tipo Berlusco) a condoer-se de um pobre e,com a sua espada,cortar a sua quente capa ao meio,para que o pobre se cobrisse e se protegesse do frio...
O facto é que a lenda tornou-se História!
Todos esperam que apareça o Martinho,ou o Sebastião,e que lhes dê,sem mais aquelas,metade da sua fortuna!
Tudo isto porque hoje é dia de São Martnho!
Não vou à adega provar o vinho,porque não tenho adega.
Limito-me às castanhas assadas,acompanhadas por uma boa jeropiga!
A minha mente,completamente desestruturada,lembrou-me o que me aconteceu...
Então,foi assim.
Durante a noite,estoirou a lâmpada de iluminação da cozinha.Nada de novo.Desde há mais de trinta anos que acontece...
De manhã,fui à única casa de electricidades das redondezas,comprei uma lâmpada de 1,20m e,à cautela,também comprei um arrancador. 
Regressei a casa,tornei a montar-me no escadote e fiz o habitual:arrancador novo e lâmpada nova!Era só dar ao interruptor!
Foi isso que fiz e nada!
Tornei a retirar a lâmpada e o arrancador.
Fui buscar o busca-pólos e verifiquei que havia corrente...
Estava tudo bem.Olhei melhor para aquilo e verifiquei que o suporte da lâmpada,com mais de 30 anos,estava queimado.
Aí assustei-me!
Aquilo já não era trabalho para mim.
Já requeria a competência de um electricista! 
Voltei à casa da proximidade,expliquei o que se passava e que precisava da ajuda de um técnico.
A casa disse-me que já não tinha electricistas.Dava-me o número de telefone de um,que funcionava por chamada.
Explicaram-me que deixaram de ter movimento que justificasse ter electricistas...Aqui,nem residentes há!Tomáramos nós que nos comprassem isto!!!
Liguei para o electricista.Coitado do senhor,estava cheio de trabalho e ainda tinha que levar a mulher ao médico.Mas,para eu não ficar descalço,ele vinha tratar do assunto por volta das 3 da tarde.
Que sim,muito obrigado e cá fiquei à espera.
Às 5 e meia da tarde,farto de esperar,tornei a telefonar ao senhor técnico.Pedia desculpa,estava atrasado por causa do trânsito,mas cá apareceria.
Apareceu às 7!
Lá veio,escada acima,com uma chave de fendas na mão!
Eu lembrei ao senhor que lhe tinha explicado que o problema era do suporte...
O senhor,porventura engenheiro,lá me disse que nós,os leigos,pensamos que o problema é um e,depois,é outro.
No entender dele,o problema era simples:o contacto do interruptor!
Calei-me,com aquela cara furibunda,Já só me apetecia espancar o engenheiro...
O senhor verificou que o problema não era do interruptor,mas sim do suporte!
Mas já não eram horas de ir buscar um suporte e substituir...
Teria que ficar para o dia seguinte,para cerca do meio-dia,porque desta vez era ele que tinha consulta no Hospital!!!
O que se passou a seguir já nem me lembro!
Fiquei arrependido de não ter um stoque de bolas de golfe!!!
E não há quem os interne!!!   
   
 

1 comentário:

Manuela Curado disse...

Desse mal sofremos nós a dobrar, aqui em baixo.
Quanto maior é o "barco"... maior a "banhada"!