sexta-feira, 30 de abril de 2010

DANZIGER

A ALTERNATIVA

Não sei o que se passa comigo.
Acordei,mais uma vez,com a boca seca e um mau gosto das profundezas...
Até parece,o que não é verdade,que passei a noite nos copos.
Depois de um banho retemperador,sentei-me para abrir os jornais e tomar o pequeno almoço.
A meio do sumo de laranja tive uma ideia luminosa!
Hoje tem que ser o grande dia!
OU compro uma Televisão OU compro o Benfica!
Quem é que inventou Alcácer Quibir??!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITORAI

COMO PODEM VER, A CAMPANHA COMEÇOU
ANIMADA...

CASA DAS MARÉS

A Casa das Marés,no Baleal,acolheu-nos durante estes dias. Foi uma estadia agradável,num simpático "turismo de habitação".
É uma zona do país muito bonita e com paisagens maravilhosas.Tem uma boa relação qualidade/preço,servindo um pequeno almoço bom e diversificado.
Aproveitámos para uma visita ao Cabo Carvoeiro e jantar no espectacular Restaurante "Nau dos Corvos".
No domingo,25 de Abril,fizemos a nossa comemoração:conseguimos fazer uma refeição na pequenina casa da aniversariante em que esta se deu ao trabalho de confeccionar o bolo.
Foram dias agradáveis e a repetir.
Aqui ficam,embora de forma desordenada,algumas fotografias.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

25 DE ABRIL

Desde 1966 que comemoro o 25 de Abril.
Foi a data em que fui Pai,pela 1ª vez.
Este ano,a reunião de família é no Baleal.
Até para a semana.
Fiquem bem.

COIMBRA E A SEGURANÇA

Há uns tempos andavam,por aqui,uns cidadãos assustadiços...
Não se via polícia,havia muitos assaltos,a cidade velha continua desertificada,enfim,o choradinho habitual do cidadão que só sabe dizer mal...
Durante mais de um ano debateu-se a instalação de câmaras de videovigilância na Baixa da cidade.
Ultrapassaram-se aquelas grandes questões sobre a privacidade:um cidadão ser reconhecido com uma companhia inconveniente,mesmo um mero ladrão ver desrespeitado o seu direito de imagem.
Investiram-se largos milhares de euros,esperou-se que o ministro viesse inaugurar a "obra" e lá começou tudo a funcionar em segurança.
Desde ontem,ficámos a saber como na realidade a coisa funciona:uma loja foi assaltada numa zona vigiada por uma dessas câmaras.
Ficámos a saber que as imagens não são gravadas.Deveriam ser vistas por um agente da polícia,postado frente a um ecrã.Não existem agentes para tal tarefa...
Mas sentimo-nos mais seguros!
Sempre temos as tais câmaras de videovigilância,inauguradas com pompa e circunstância.
O que mais faltava era gastar dinheiro público para pôr um polícia a olhar para um ecrã!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O TEMPO ESTÁ-SE A "PASSAR"...

O tempo que tem feito,alternando sol quente com grandes chuvadas,trovoadas e granizo(tudo no mesmo dia),pode vir-nos a causar grandes amargos de boca.
Quando chegar o tempo das vindimas,pode não haver vindimas para fazer.
Imagens como a desta vinha,em Outubro passado(captada por JR) em Lamas,podem não se repetir este ano.
Talvez fosse melhor termos uma ou duas semanas com chuva e,depois,duas semanas de sol...
Iremos ficar sem vinho,este ano?!

SÓ ME FALTAVA ESTE CROMO...

Então não é que o senhor me vem explicar porque é que eu sou careca e,eventualmente,possa ter tendência homossexual??!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

DISCOVERY DE REGRESSO

COMBÓIOS QUE NÃO HÁ!

A nossa CP anda à deriva...
Além de,ao longo de décadas,abandonar vias e estações,deixar o material a apodrecer,deixar utentes sem resposta às suas necessidades,dar prejuízos loucos cobertos por todos nós,etc. nem condições tem para aproveitar uma ocasião única para receber uns dinheiritos grandes.
Bastava ter um serviço minimamente eficiente e aceitável,para encher os cofres durante uns dias,à custa do vulcão islandês.
Nem para isso tem condições.
Grandes "gestores",ao longo de décadas,tem tido!
A política de transportes ferroviários está à vista!
No mínimo,tenham a decência de se demitirem e declarem-se incompetentes para o cargo,luxuosamente pago,que ocupam.
E sonham com o TGV??!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A proletarização dos médicos

Aqui fica o artigo de Sérgio Ferreira Borges publicado no Diário de Coimbra de ontem.
É um tema bem actual.
Já se sentem bastante os cheiros da coisa,embora todos os pretendam ignorar.
Vale a pena ler com atenção.

SAÚDE PÚBLICA

Clínica Psicóloga do SUS

Dizem por aqui que o Lula Foi ao Oriente Médio
para vender o nosso sistema de saúde estatal,
o SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Muito contraditório, o SOS, quer dizer, SUS,
tem seus inimigos e seus defensores.
Mas o que os doutores dizem é que o Lula,
pra não correr riscos,
mudou o nome do plano:
SUS na Arábia vai ser... MOHAMED!

DE REGRESSO,PARA MAIS UM TEMPINHO

Grato aos amigos que me têm aturado ao longo destes anos.
Desta vez,tive uma pausa forçada pelo calendário.
A família e amigos descobriram que eu fazia anos...
Ando,desde o dia 16,em festa.
É muito babadamente que o confesso.
É a força que sinto,quando tenho a família e os amigos a darem-me coragem.
Vou descansar.
Um homem não é de ferro!
No próximo fim de semana,no dia 25,tenho o aniversário da Maria.
Tenho que recuperar até lá.
Bem haja,a todos.

sábado, 17 de abril de 2010

BOM DIA

Mais um dia na tua VIDA.
VOA baixo pois as nuvens não permitem ir para todo o que é sítio para se estár.
BOM ANIVERSÁRIO.
Um Abraço.
Tonito.
Dias.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ASSALTO À BRASILEIRA

Recebi o texto abaixo esta tarde, mandado pelo Zégelo, com a indicação para o Pedecabra, em homenagem ao aniversário do querido Rui Lucas. Ele não esclareceu a autoria, nem em que cidade da Inglaterra se passa a ocorrência, dizendo apenas que o homenageado entenderia tudo tim-tim por tim-tim. Eu também acho e aproveito para mandar um grande abraço pro Rui, por quem tenho grande admiração e amizade, mesmo do lado de lá da grande poça d'água salgada. Espero poder encontrar toda a confraria em breve!!!

- Alô? Quem tá falando?
- Aqui é o ladrão.
-Desculpe, a telefonista deve ter se enganado, eu não queria falar com
o dono do banco. Tem algum funcionário aí?
- Não, os funcionário tá tudo refém.
- Há, eu entendo. Afinal, eles trabalham quatorze horas por dia, ganham
um salário ridículo, vivem levando esporro, mas não pedem demissão
porque não encontram outro emprego, né? Vida difícil... Mas será que eu
não poderia dar uma palavrinha com um deles?
- Impossível. Eles tá tudo amordaçado.
- Foi o que pensei. Gestão moderna, né? Se fizerem qualquer crítica, vão
pro olho da rua. Não haverá, então, algum chefe por aí?
- Claro que não mermão. Quanta inguinorânça! O chefe tá na cadeia, que é
o lugar mais seguro pra se comandar assalto!
- Bom... Sabe o que é? Eu tenho uma conta...
- Tamo levando tudo, ô bacana. O saldo da tua conta é zero!
- Não, isso eu já sabia. Eu sou professor! O que eu queria mesmo era uma
informação sobre juro.
- Companheiro, eu sou um ladrão pé-de-chinelo. Meu negócio é pequeno.
Assalto a banco, vez ou outra um sequestro.. Pra saber de juro é melhor
tu ligá pra Brasília.
- Sei, sei. O senhor tá na informalidade, né? Também, com o preço que
tão cobrando por um voto hoje em dia... Mas , será que não podia fazer
um favor pra mim? É que eu atrasei o pagamento do cartão e queria saber
quanto vou pagar de taxa.
- Tu tá pensando que eu tô brincando? Isso é um assalto!
- Longe de mim pensar que o senhor está de brincadeira! Que é um assalto
eu sei perfeitamente; ninguém no mundo cobra os juros que cobram no
Brasil. Mas queria saber o número preciso: seis por cento, sete por
cento?
- Eu acho que tu não tá entendendo, ô mané. Sou assaltante. Trabalho na
base da intimidação e da chantagem, saca?
-Ah, já tava esperando. Você vai querer vender um seguro de vida ou um
título de capitalização, né?
- Não... Já falei... Eu sou... Peraí bacana... Hoje eu tô bonzinho e vou
quebrar o teu galho.
(...um minuto depois)
- Alô? O sujeito aqui tá dizendo que é oito por cento ao mês.
- Puxa, que incrível!
- Incrive por quê? Tu achava que era menos?
- Não, achava que era mais ou menos isso mesmo. Tô impressionado é que,
pela primeira vez na vida, eu consegui obter uma informação de uma
empresa prestadora de serviço pelo telefone em menos de meia hora e sem
ouvir 'Pour Elise'.
- Quer saber? Fui com a tua cara. Acabei de dar umas bordoadas no
gerente e ele falou que vai te dar um desconto. Só vai te cobrar quatro
por cento, tá ligado?
- Não acredito! E eu não vou ter que comprar nenhum produto do banco?
- Nadica de nada, já tá tudo acertado!
- Muito obrigado, meu senhor. Nunca fui tratado dessa...
(de repente, ouvem-se tiros e gritos)
- Ih, sujou! Puliça!
- Polícia? Que polícia? Alô? Alô?
(sinal de ocupado...)
- Droga! Maldito Estado: quando o negócio começa a funcionar, entra o
Governo e estraga tudo!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

INEM E AMBULÂNCIAS

É um assunto sério,preocupante e que precisa de ser resolvido.
Na noite do passado sábado,um amigo meu sentiu-se bastante mal,com muitas dores e rebolava-se agarrado à barriga.
Todos sabiam que tinha uma hérnia umbilical que,nessa noite,não lhe deu tréguas.
Chamou-se o INEM,para que fosse transportado aos HUC.
O médico entendeu que não era um caso de perigo de vida e,por isso,disse que chamassem os Bombeiros para o transporte.
Após telefonema,os Bombeiros afirmaram não ter ambulância disponível.
Uma hora depois,o meu amigo continuava a rebolar-se agarrado à barriga.
Com ajuda de outras pessoas,uma vizinha meteu-o no carro dela e levou-o aos HUC.
Foi operado de urgência nessa noite.
As coisas parecem ter corrido bem.
Se houvesse uma fatalidade a quem se deveriam pedir responsabilidades?!
Isto acontece numa cidade que se reclama de "capital da saúde"!!!
Qualquer coisa está mal.
Serão critérios economicistas?
É o pessoal de transporte de doentes que,ao sábado à noite,tem mais que fazer?
São as ambulâncias ao quilómetro que entenderam que o serviço não era rentável?
O que tem um doente,a precisar de transporte para o hospital,a ver com as carreiras e vínculos laborais do pessoal do INEM?!

domingo, 11 de abril de 2010

Ópera bufa ou novela negra

Aqui fica o artigo de Sérgio Ferreira Borges,publicado no Diário de Coimbra de hoje.
Como sempre,é um texto bonito e em português escorreito.
Nos próximos domingos,por minha indisponibilidade,talvez que ele não apareça neste "sítio".
Há sempre a hipótese remota de ser o próprio autor a publicá-lo aqui.

CÂMARA CORPORATIVA

Vem aí mais outra??!!

sábado, 10 de abril de 2010

ENEKO

Carcavelos: nasceu o BD!

 
Nasceu o BD!
Um saco de gatos que,á partida,aguçam os dentes para ver quem afiambra quem.
Mas há um ligeiro aroma de "poder" e,assim,a velha gataria esforça-se para fazer uns esgares de felicidade,de unidade:todos ao molhe,a eles,e depois se vê quem fica com a carne...
A partir daqui,mais que outros,o BE que se cuide!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

FLOR com INQUILINO

O Morador é um caracol, a flor não sei o nome.
Um Abraço.
Dias.

AAC

A velhinha sede da nossa Briosa.
Fotografia da colecção particular de Tozé Franco,que até é do União.

AS CHUVAS E A DESTRUIÇÃO

As chuvas que têm caído na zona do Rio,têm provocado a destruição e a morte.
Uma coisa que,à nossa escala,temos a infelicidade de conhecer.
A fúria da construção,ao longo de décadas,não respeita as linhas de água e constrói prédios no seu próprio leito.
Quando a chuva é demasiada,a água tem o seu caminho de escoamento "impedido" e,por isso,com a sua força destrói e mata tudo o que lhe impede o escoamento.
Há pouco,na Madeira,aconteceu semelhante catástrofe.
Para a Beth,em Niterói,um abraço solidário.