quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

8 HORAS NA URGÊNCIA DOS HUC

Por vezes temos contacto com o chamado "país profundo".
Nada de radical,mas uma visão séria é-nos dada na permanência,durante algumas horas,numa urgência hospitalar(neste caso,os HUC).
Fui para lá por decisão própria e não numa qualquer situação de emergência(o que já me tinha acontecido,anos antes).
Eu sabia que,mais dia menos dia,iria passar por ali.
Por isso,resolvi deixar as coisas preparadas na retaguarda e avançar para obter a saúde possível(tinha previsto,inclusivamente,ficar internado).
Comecei,após a inscrição,pela passagem pelo Gabinete de Triagem,onde me seria dada  uma prioridade de atendimento,para o meu caso.
Foi-me atribuída uma pulseira laranja.
A partir daí é que entrei verdadeiramente na URGÊNCIA.
Uma confusão que não passa pela cabeça de ninguém.
As equipes de saúde fazem verdadeiros milagres em condições semelhantes às de um teatro de guerra.
E todo aquele pessoal,semelhante a deuses,tem uma palavra de simpatia,esforça-se por tratar os doentes pelo nome,gere uma confusão organizada com grande competência.Atende doentes em qualquer sítio,porque não há macas nem cadeiras de rodas para todos.
Por vezes,aparecem macas com doentes com as mais variadas maleitas e os pacientes parece que "nascem" como cogumelos.Aquela equipe não tem reforços,não tem pausas,não tem descanso.
E trata da nossa saúde.
Há doentes que,para além de estarem doentes,são mal-educados e soltam impropérios da boca para fora,com linguagem semelhante à dos velhos carroceiros.
Nem com estes a equipe vacila.
Basta lá estar um tempinho para perceber porque defendemos o SNS e o temos no cimo de qualquer dos serviços que o Estado nos presta.
Homens e mulheres,de muito valor humano,cuidam da nossa saúde por um salário miserável e em condições de trabalho mais parecidas com as do 3ºmundo(Coimbra,capital da saúde?Só para rir!).
Tem médicos/as,enfermeiros/as,técnicos/as,auxiliares,etc. que,profissional e humanamente,são do melhor que há.
Obrigado a todos.

4 comentários:

olinda Rafael disse...

Assim vai a Saúde neste nosso país...SNS,sempre!
Cuida-te,Rui!

Beth/Lilás disse...

Pois aqui neste país também temos os mesmos problemas e esse negócio estranho de cores para estipular qual a condição do paciente, simplesmente irrita, aqui também estão usando este mesmo processo.
Mas, espero que estejas passando bem agora. Te cuida, amigo!
grande abraço carioca

Isabel Amado disse...

Sou uma grande defensora do SNS e lutarei sempre em pela sua defesa, por outro lado também faço parte dessas equipas de urgência que se vão esforçando por dar o melhor atendimento possível a quem têm necessidade de cuidados de saude. Fiquei enternecida pelas suas palavras e contente por ver que ainda há pessoas que, no meio daquela confusão, conseguem ver que, com todas as limitações que nos impôem ,ainda conseguimos ir tratando as pessoas tecnica e humanamente o melhor que podemos. Muito obrigada e espero que mantenha a sua saude e vitalidade que neste blog vem demonstrando

aminhapele disse...

Eu é que aprecio o seu trabalho,minha cara IA.
Não percam a coragem e o empenho.
Com gratidão.