quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GREVE GERAL

Amanhã é dia de greve geral.
Razões não faltam.
Ainda hoje os amigos,brincando com a minha "vida profissional" e a minha idade me perguntavam:
Amanhã,fazes greve?
Eu faço greve todos os dias.Amanhã é só para amadores...
Durante alguns anos,mesmo nos anos de fogo,dirigi e organizei algumas greves.
Sempre procurei encontrar a origem da palavra.
Finalmente,encontrei num texto de Joana Lopes,no blog "entre as brumas da memória".
Aqui o transcrevo:
A origem do actual termo está ligada a uma praça parisiense - Place de Grève -,nas margens do Sena,que em Março de 1803 mudou de nome e é hoje a magnífica Place de l'Hôtel-de-Ville.
"Greve" é (também...)"um terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio"(Larousse dixit) e a praça em questão foi local de desembarque de mercadorias que chegavam a Paris através do Sena(madeira,trigo,vinho,feno,etc.),o que fez dela o verdadeiro centro de Paris.
A partir de certa altura,era lá que se reuniam os desempregados e trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho desregularizado"("precários"?...).Daí a razão de ser do sentido actual do termo,utilizado a partir do final do século XVIII.
Durante a Revolução francesa,a Place de Grève foi também palco para estreia do uso da guilhotina,mas a "multidão",acostumada desde a Idade Média com suplícios mais "refinados",mostrou-se decepcionada com a rapidez do processo...
Hoje,ninguém pensa em cascalho,nem em guilhotinas,nem no Sena,os francófonos estão em vias de extinção,mas...latinos continuamos.
E GREVISTAS TAMBÉM.

Sem comentários: