quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

belas artes e d.joão III

A propósito de duas postagens no "Cavalo Selvagem"...
A minha memória avivou-se!
Lembrei-me que,também eu,fui do D.João III e,em vez de fazer dois comentários,resolvi fazer um pequeno texto neste espaço que traga a minha memória à tona.
Em 1952 entrei no D.João III pela porta grande:aluno do 1ºA!
Se se lembrarem,a letra das turmas tinha muito a ver com o futuro dos alunos.
Ao 1ºA pertenciam os predestinados,os eleitos,o que lhe queiram chamar...
Claro que me lembro dos meus colegas de turma,alguns com destaque em vários domínios,com quem mantenho relações de amizade(salvo 2 ou 3 excepções).
Fui um bom aluno,com boas notas,tipo rapazinho atinado.
Quando fiz o 1º ciclo,passei ao 3ºano mas à turma D!
Aí começaram os meus problemas,logo naquela idade em que um rapazinho gosta de dar nas vistas!
Já não foi com as meninas que,no ano anterior,tinham marchado para o D.Maria.
Seriamente,ao tempo essas miudas eram tão "velhas" que não me serviam de referência.Delas,lembro-me apenas de uma cena com o Dr.Ferreira da Costa,professor de Geografia,que dizia a uma delas:ó menina,abra as pernas!a moça,muito corada,foi abrindo as pernas...O professor,deixando caír a cinza do charuto,disse sorrindo:as do compasso,menina!
Mas,voltando ao que me diz respeito:
Tive uma professora que,coitada,sabia menos da matéria que ensinava do que eu.
Na minha idade parva,fazia notar perante toda a turma a sua ignorância.
A senhora,mais velha que minha mãe,lá se vingava com a "falta por outros motivos".E marcou-me tantas que,uma tarde sem que eu nada tenha feito,pôs-me na rua com a última falta e fez uma falsa participação à reitoria!
O "pulga" chamou-me,mandou-me uma lambada,e avisou-me que iria ter um castigo exemplar.E não falhou!
O maior castigo até aí aplicado no Liceu,comunicado solenemente em todas as salas de aula:4 dias de suspensão!
FOI O MEU TEMPO DE GLÓRIA!
Com esses 4 dias,eu iria chumbar por faltas!
No Liceu,mais novos e mais velhos,todos me conheciam!
Houve um movimento entre professores desencadeado pelo padre Urbano e pelo Dr.Martins de Carvalho em minha defesa.Associaram-se outros professores que iria conhecer anos depois:o dr.Leitão de Figueiredo e o dr.Nunes de Figueiredo.
Conseguiram que,durante os meus 4 dias de suspensão,houvesse uma gripe nos professores(até a tal professora faltou,por doença) que me impediu de chumbar por faltas!
Tive que ir para o São Pedro e levar uma grande carga de porrada do meu Pai...
Feito o 5ºano,regressei ao Liceu.
Regressei aos problemas...
Pela 1ª vez iria aprender Filosofia.
Logo no 1º exercício mostrei a minha raça!
Havia uma frase,que não esqueci mais,para desenvolver:
"Assim como o fígado segrega a bílis,o cérebro segrega o pensamento"(Cabanis)
Lá escrevi,escorreitamente,duas páginas a aplaudir tal coisa...
Na entrega dos exercícios havia sempre o comentário da professora,D.Juliana,com as observações devidas a cada ponto.
Eu fiquei para último.
Pensei que fosse um prémio...
Então quando a senhora se virou para mim,disse-me uma quantidade de coisas de que não percebi patavina e terminou com um:"o menino é um materialista grosseiro!"
Eu,impante com tal elogio,acrescentei que também tinha lido qualquer coisa sobre o pessimismo de Schopenhauer!
Claro.Tive que anular a matrícula e ir ao futebol.



Sem comentários: