domingo, 15 de janeiro de 2012

NARA 70



NARA LEÃO faria 70 anos no próximo dia 19. 
Ficou rotulada de "Musa da Bossa Nova", 
mais uma vez o marketing da indústria fonográfica 
e a imprensa de merda correram para reduzir a importância da Nara para a música brasileira. 
Cantou a Bossa Nova como um milhão de cantoras da época. Mas foi muito além disso, foi a cantora moderna que melhor privilegiou sua inteligência e impôs sua vontade às gradadoras. Não começou cantando bossa nova, cantou a nova geração que chegava junto com ela - Chico, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marcos Valle... 
Colocou no centro dos palcos, super-carregados de preconceitos sociopolíticorrrrraciais, o samba dos morros, as obras primas de Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti. Abraçou Paulinho da Viola e Éltom Medeiros. Cantou a tropicália, a jovem guarda, as canções norteamericanas, as músicas infantis, a era de ouro do rádio brasileiro. 
Sem estrelismos, sem apelações, sem modismos, sem pousar de vítima nem aceitar que seu canto fosse transformado em simples mercadoria, Nara viveu sua música, assim como sua vida, com inteligência, que é a soma da cultura com a a criatividade. É claro que essa data iria passar em branco, como tudo o que é culturalmente importante nesse país tão carnavalesco.Mas seu novo site oficial, criado por sua filha Isabel, não vai deixar barato. Já que as gravadoras insistem em apagar a memória musical brasileira, ouça aqui as canções interpretadas por Nara Leão: 

http://www.naraleao.com.br
Aliás, Nara gravou também lindamente, algumas marchinhas de carnaval. 

Sem comentários: