segunda-feira, 16 de abril de 2012

dia de aniversários

Desde 1975 vivo este dia com bastante tristeza.
Durante muitos anos,meu irmão mais novo(de quem tinha uma diferença de 7 anos) e eu festejávamos o nosso aniversário em conjunto.
Em 1975,após a morte de meu pai em Março,meu irmão MÁRIO JORGE LUCAS faleceu em Outubro,com 25 anos.
Uma estúpida fuga de gás,no esquentador,deixou-o morto na Nazaré enquanto tomava um duche.
Dedico estas tristes palavras a meu irmão que,como compreenderão,era para mim um irmão,um grande amigo e quase um filho.
Foi um jovem estudante brilhante,que se licenciou em Engenharia Mecânica no Porto.
Fez os Preparatórios na Universidade de Coimbra e,ao tempo,tinha que se ir fazer a Licenciatura ao Porto ou a Lisboa.
Em Coimbra,desde muito novo,integrou a Tuna Académica e foi um militante activo pró-Conselho de Repúblicas.
Tornou-se um jovem promissor como executante de guitarra clássica(ao que sei mantinha uma rivalidade salutar com Rui Pato neste domínio);praticava judo e halterofilismo.A PIDE impediu-lhe o brevet na Secção de Aeronáutica da AAC.
Em 1969,com a Crise Académica,viveu o seu grande drama de que nem a morte o libertou.
Ele,que era um grande activista,foi obrigado por meu Pai a furar a Greve e ir fazer o último exame em Coimbra.Meu Pai chegou a ameaçá-lo que mandaria vir a Polícia a casa para o conduzir para o exame.Recusou a boleia da Polícia,enfrentou colegas e amigos,mas furou a greve.
No Porto,continuou a sua prática musical no OUP.Quando vinha a Coimbra continuava a exercitar-se com Tobias Cardoso.
Mas morreu sem nunca se livrar do labéu de fura-greves e de ter visto a sua fotografia afixada na Sala de Convívio da AAC.
Um beijo,meu irmão,onde quer que estejas.
A fotografia foi cedida por Rui Pato,a quem agradeço.
Trata-se de uma ida da Tuna de Coimbra a França.
Mário Jorge Lucas está na fila de cima.É o terceiro à esquerda de Rui Pato.
Já agora uma referência a Rui Pato:conheci-o,era ele um miúdo,quando apareceu no CITAC para dar uma excelente colaboração musical a Carlos Avilez.
Obrigado,Rui Pato

5 comentários:

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Um abraço meu amigo!
Fiquei impressionado com o que contaste de teu irmão!
Calculo o que sentes por não poderem partilhar os vossos aniversários como faziam até então!
Mas que passes este dia e proximamente com todos os teus familiares com alegria e...com saudade, lembrando teu irmão!

olinda Rafael disse...

Um abraço muito forte,Rui!

Rui Namorado disse...

Enorme e bonita homenagem ao teu irmão.Um irmão que eu não sabia que tinhas tido, para depois o teres perdido, embora até possa tê-lo conhecido.Admiro que , em tantas horas de convívio que tivemos, tenhas guardado, tão ciosamente para ti, essa tua dor.

E talvez eu agora consiga compreender, caro amigo, porque razão o teu sorriso traz, às vezes, com ele uma imperceptível sombra de melancolia.

ecosteira disse...

Querido Rui,
Já sabia do seu irmão mas não da hist´ria toda!
Grande beijo para você.

ecosteira disse...

Sabia do irmão mas não da história toda!
Grande abraço e beijo da prima do Brasil!