quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

VULTOS PORTUGUESES DA ACTUALIDADE 1


Nunca se me pôs o problema de se devo ter um Rei ou um Presidente da República.

Sou tradicionalmente republicano,porque nunca conheci outro sistema.

Lembro-me que,quando era miudo,o meu Pai me levava ao cemitério no 5 de Outubro,eu apanhava umas grandes sécas de uma quantidade de velhos a celebrarem um dia dia que era bom,porque não havia escola.

Mas a questão do regime nunca se me pôs.

Acho que não é tempo de haver uma guerra civil por uma minudência dessas.

Isto para propôr como 1º vulto

D.DUARTE PIO

É um homem do nosso País que,segundo me dizem amigos monárquicos,não comprou o título em Malta...

Ao contrário de outros,fez a guerra colonial como Piloto de Helicóptro e chorava de raiva quando não podia aterrar,para salvar um camara atingido.

Como agricultor,sabe de vinhas e tractores como ninguém.

No sector financeiro,é uma autoridade nas Caixas de Crédito Agrícola.

Nas relações internacionais,para lá das vastas ligações familiares a toda a realeza da Europa e do Brasil,tem uma posição importantíssima em Cabinda e Timor.

Porque é que não poderia ser nosso Rei ou nosso Presidente?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Fugindo ao tom... Desta vez vou responder a sério.
Poder, poderia. Mas não deveria.
Um Chefe de Estado deve ser escolhido pelos cidadãos, não deve ser uma “encomenda” herdada.
Daí, conclui-se logo que opto por um Chefe de Estado presidente em lugar dum que seja rei...
Mas não um presidente como o foram os da Ditadura do Estado Novo: escolhido pelo líder e confirmado pelas urnas, à força ou ao jeito, para exercer o cargo vitaliciamente.
(A única excepção foi Craveiro Lopes, que se revelou uma personalidade menos moldável e submissa ao soberano ditador. Por isso não foi reeleito, nem perpetuado na função, como era tradição no regime.
Américo Tomás, esse nem foi excepção. Estava “talhado” para prosseguir o mandato até que a morte sobreviesse. Na sua BRILHANTE carreira política, porém, aconteceu um precalço, com uns “insurrectos” capitães, que o puseram a “andar”...

De todo o modo, Duarte Pio, como Chefe de Estado rei ou Chefe de Estado presi-dente... Acho que não.
É demasiado mal acabado (não ponho aspas) para merecer o meu voto.
mc

Jorge P. Guedes disse...

Claro que poderia...mas não pode.

A Isabelinha não tem estatura, é muito baixinha...

Um abraço.