sábado, 14 de julho de 2007

EMBOREX


Poderia ser um bom nome,para um sistema que pretendesse mandar embora políticos,na hora!

Seria uma das boas ideias EX desde que os "expulsos" não nos continuassem a dar cabo da paciência e não nos despejassem os bolsos,para os sustentarmos!

Recuemos alguns anos(1888) e fiquemos com as palavras de um "deputado",que assumiu a "INTERVENÇÃO DA COROA EM NOME DA SALVAÇÃO PÚBLICA"

.....

"Uma observação ao tema dos partidos novos.....

.....Pode haver um outro modo de os formar,desde que as condições de desordem dos existentes o exige,e quando a opinião indiferente se não agita.

Êsse modo é a intervenção directa da Coroa,exorbitando,é claro,das suas funções constitucionais,mas fazendo-o em nome da salvação pública.

Há muitos exemplos de casos dessa espécie nos países constitucionais:um último e recente,embora malogrado,foi a tentativa do actual presidente da república francesa para formar um ministério chamado de 'concentração'.

Quando os partidos constituídos se mostram impotentes,por vezes o chefe do Estado cria um simulacro de partido,nomeando um governo eclético.E não é raro também que êsse govêrno,radicando-se,se torne a origem de um verdadeiro partido.

Mas êste processo,para ser eficaz,requere duas condições difíceis:uma é o acêrto da escolha,outra que os escolhidos dêem,ou possam dar,boa conta de si.Não correspondendo à espectativa,legítima ou infundada,é indiferente para o caso,o povo lança a responsabilidade sôbre a coroa.Aí está o perigo."


Oliveira Martins,DISPERSOS


É bom para reflectir!

Sem comentários: