terça-feira, 15 de abril de 2008

CUBA,QUE CAMINHO?




Peguei o título da opinião de Vital Moreira,no Público de hoje.
Como já confessei,Cuba e a Revolução Cubana fascinaram a minha juventude e,de algum modo,tem constituído a materialização da utopia.
Após Fidel,não sabemos o que irá acontecer.
Talvez que as coisas ficassem mais nítidas se,cumprindo as várias resoluções da ONU,os Estados Unidos pusessem termo ao miserável embargo.
Talvez que,medida tão simples,ajudassem a uma "democratização" no sentido de maior bem-estar do povo cubano da abertura que tal desembargo,obrigatoriamente provocaria.
Uma das hipóteses que VM coloca é real:" regresso a uma ditadura de direita ou a um capitalismo de miséria(como no vizinho Haiti)...".
Quanto a mim,o "sinal" passará pelo acabar com o embargo.
Há sinais internos,actuais,de que alguma coisa está a mudar:segundo tem sido noticiado na imprensa europeia,há debates no seio do Partido Comunista Cubano(nas suas várias estruturas) sobre os caminhos da democratização.
Numa ilha embargada,atrofiada economicamente,não posso pôr como exigência fundamental o cumprimento dos direitos humanos.
Quem não os está a cumprir,é quem está a proceder ao embargo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Haverá, de facto, algum caminho para andar... Mas quem minou o "terreno" é que tem de retirar as minas, para permitir o avanço...
Também sou dessa opinião.
mc