domingo, 21 de junho de 2009

CONFRARIA DO BOM APETITE









Já há uns tempos que não dou notícias da Confraria...
Também,este ano,não dei notícias da lampreia.
Preguiça de velho!
Vou tentar pôr as notícias em dia.O blogue até é o "órgão oficial" da nossa confraria.Acontece que,talvez por pudor,eu preferi não transformar o "sítio" numa coisa de come e bebes!
A nossa Confraria limita-se a ser um conjunto de amigos,de várias idades e profissões,que não tem aquelas vestimentas esquisitas,nem o "apoio" de Câmaras ou televisões.Qualquer dia,nem a "liga dos últimos" nos deixa utilizar o nome de Confraria!
Toda esta ladaínha,a propósito de uma lampreiada...
O ciclóstomo,ao longo das décadas,tem sido mal tratado.
Como é hábito,nas próximas autárquicas,alguém nos há-de prometer uma "escada de peixe"...
Como em tudo,por aqui fizeram há muitos anos uma "escada".Mas que nunca funcionou.Os degraus são demasiado altos e todas as espécies que sobem o rio para a desova,batem nos degraus e ficam por ali...
Até pode parecer uma promoção de trabalho e emprego,porque uma ou duas vezes por ano,nas televisões,aparecem uns cidadãos,com uns coletes reluzentes,a apanhar os animais para um balde e despejá-los depois dos "degraus"...
Bons amigos dos animais,pagos pelos nossos impostos felizmente e que,com o que vêem até se indignam!Devem pertencer aquele grupo "animalesco" que,quando viram Obama matar uma mosca em directo clamaram:Assassino!
Com toda esta prosa,lá se vai a reunião da "Confraria do Bom Apetite" na passada 6ª feira e que,fora de época,fez a sua lampreiada.
Os ciclóstomos foram capturados no tempo certo:finais de Janeiro/princípios de Fevereiro.Tiveram a morte honrosa habitual:foram congelados vivos.
Tivemos um pata negra para início de hostilidades.
O novo branco de Lamas,com 14,7º...
Seguiu-se o arroz de lampreia,confeccionado pelo confrade Rui que estava muito bom.Houve quem continuasse no branco(alto risco...) e quem optasse pelo tinto de Lamas(ambos produzidos pelo confrade Presidente).
Seguiram-se as sobremesas habituais,a que se juntou um bolo de aniversário deste velho(nesta Confraria,para fazer anos é preciso ir para fila de espera!Só agora é que me calhou o aniversário de Abril!)
Seguiu-se a música,sempre boa do confrade Carlos.
Lá acabámos todos bem(uns melhores que os outros...) e para a semana há mais.
Á vossa!

1 comentário:

Beth/Lilás disse...

Oras, vejam só quanta coisa gostosa de novo o senhor nos apresentando e botando inveja do lado de cá do oceano Atlântico!
Mas, mereces o lindo bolo e tudo que há de melhor na vida.
grande abraço carioca