quarta-feira, 3 de junho de 2009

A TAL EUROPA...



Quando tinha uns 15 anitos,fui conhecer a tal Europa!
Atravessei Espanha que,como se dizia,"era marrocos"(Marrocos,só conheci alguns anos mais tarde) e que era tão má,ou pior,que o subúrbio que tinha deixado.
Atravessados os Pirinéus,então sim,cheguei à Europa.
Foi um deslumbramento!
Tudo!
Coisas que nunca tinha visto,nem sabia da sua existência.Pessoas com um comportamento desconhecido.Carros,miudas,tudo novo...
O que mais me surpreendeu foi as pessoas falarem,avontade,umas com as outras,dizerem o que pensavam(sem entraves) e não estarem sempre a espreitar,a ver se vinha a polícia.
Nesse tempo,a França tinha a "guerra" da Argélia e deu para eu aprender alguma coisa.
Deslumbrado mesmo,fiquei em Paris!Capital do Mundo!
Fui até Londres.
A surpresa maior foi quando cheguei à porta da casa em que tinha um quarto alugado.Tinha um letreiro,na entrada,que dizia "Proibida a entrada a cães e indianos"!
Para quem ia deste subúrbio foi um espanto!
De qualquer modo,fiquei a ser europeu e não gostei de regressar ao meu subúrbio.
Agora,a tal Europa não existe.
O pretenso "europeu" sempre pensou na europa social.Essa,foi uma miragem.Nunca existiu.
Existe a Europa dos burocratas,do blá-blá,mas uma vez acabadas as fronteiras,terrestres e de informação,essa europa não social não interessa a ninguém.
Se tivermos memória,quem se bateu por ela e canalizou meios económicos e financeiros nunca antes vistos,nunca soube explicar porque é que esse dinheiro era transformado em ferraris,em quintas no douro ou em montes alentejanos...
Também fez umas auto-estradas,que continuaremos a pagar por longos anos...
A tal "social",essa,é para esquecer!
Depois,cada vez que não havia aumento de salários era porque a Europa não deixava.Cada vez que se destruia um olival,era porque a Europa o exigia.Cada vez que se destruia uma vinha,era por imposição europeia.Cada vez que as vacas davam mais leite,não podia ser porque se excediam as quotas.Cada vez que se apanhava mais sardinha,era para lançar ao mar...
Para abreviar,os bravos europeistas passaram anos e anos a dizerem-nos que a culpa de todos os males,que nos iam acontecendo,era dos malditos burocratas instalados na europa!
Agora,quando lhes fazemos um manguito,ficam desesperados com um povo(que eles não conhecem) tão atrasado!!!
QUERES FIADO?

1 comentário:

Manuela Curado disse...

Um real comentário de décadas de esbanjamento e enganos, em breves mas compactas palavras.
E assim morrem... os SONHOS.