domingo, 11 de julho de 2010

COIMBRA : BRASÃO DA CIDADE

fonte: http://www1.ci.uc.pt/coimbra/BRASCOIM.html

O brasão da cidade de Coimbra é formado por uma taça de ouro colocada em campo vermelho.Em meio corpo dentro de uma taça surge uma donzela de mãos postas,que enverga um manto de prata e uma coroa ducal.Á sua direita tem um leão de ouro e á esquerda um dragão verde,ambos batalhantes.
Já muito se escreveu sobre este brasão,mas a lenda relatada por Frei Bernardo de Brito é,sem dúvida,a mais bela e a de maior aceitação.
Atace,rei dos Alanos,depois de destruir completamente a cidade de Conímbriga,decidiu fundar ou restaurar uma outra,com o mesmo nome,na margem direita do Mondego.
Quando Atace andava a dirigir a edificação dessa nova Coimbra,eis que subitamente surge o rei suevo Hermenerico com o seu exército,para dela se apoderar e se vingar das derrotas sofridas.O combate que se travou entre as duas facções foi de tal modo sangrento que as águas do Mondego se tingiram de vermelho.
Hermenerico retirou-se para Norte,mas Ataces foi em sua perseguição e o rei suevo viu-se forçado a pedir a paz.Para tanto,ofereceu ao vencedor a mão da princesa Cindazunda,sua filha.Como é da regra em tais casos,diz a lenda que Cindazunda era extremamente bela e que Ataces logo dela se enamorou.
Veio o régio par de noivos a caminho de Coimbra,acompanhado de sogro e pai,e em breve se realizam os esponsais e bodas,com a magnificência devida.
Para comemorar tão extraordinário acontecimento,Ataces concedeu à cidade de Coimbra o brasão que ainda hoje se mantem no fundamental.
A donzela coroada é Cindazunda;a taça representa o seu casamento com Ataces;o leão é o timbre dos Ataces;o dragão,o timbre de Hermenerico.

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Ora viva.
Já tive oportunidade de escrever sobre o tema no meu canto, há uns tempos.
Só uma curiosidade: na fachada da Câmara de Coimnbra o brasão, que foi esculpido em Lisboa, está ao contrário, com o dragão e o leão trocados.
Um abraço

aminhapele disse...

É o que dá copiar pelos "negativos"...