quinta-feira, 8 de julho de 2010

FUTURISMO

Sobre a matéria,recebi hoje dois textos escritos em tempos diferentes.
Um,enviado por J.Leitão,faz referência à revista "Portugal Futurista" com autores como Santa Rita Pintor,Almada Negreiros,Amadeo Souza-Cardoso,Aquilino,Fernando Pessoa,etc.
Não sei qual o autor do texto que me foi enviado.
Dele transcrevo apenas a conclusão.
O outro,foi-me enviado por Maria,e é uma pérola de Woody Allen.
Prefiro este!
Hoje,dia em que a Raínha Santa Isabel vem à cidade,também prefiro ver o Mosteiro de Santa Clara-a Velha de trás para a frente.
Aí vão os textos e desculpem-me qualquer gralha!
O Futurismo é,antes de tudo,a reacção violenta contra a vulgaridade e o academismo pedante.
O Futurismo propõe:
a. o esquecimento do passado e o propósito eficaz de criar 
    e construir o futuro,o desprezo de tudo o que é  clássico,tradicional e estático,o repúdio do sentimentalismo e o ingresso frenético na vida activa;
b. o culto da liberdade,da velocidade,da energia,da força física,da máquina,da violência,do perigo,a veneração da originalidade; 
c. o versilibrismo(verso livre,sem métrica definida),o uso das palavras em liberdade,mesmo com sacrifício de correcção gramatical,a comunicação de ideias de inteligência sem interferência de imagens ou símbolos,a exploração do interior da alma,da inquietação,da insatisfação,do que se não tem e está para vir,das ciências ocultas,da astrologia,do metapsiquismo,e a proscrição do idealismo romântico.

A minha próxima vida quero vivê-la de trás para a frente.
Começar morto para despachar logo esse assunto.Depois acordar num lar de idosos e sentir-me melhor a cada dia que passa.Ser expulso porque estou demasiado saudável,ir receber a pensão e começar a trabalhar 40 anos até ser novo(receber um relógio de ouro,logo no primeiro dia de trabalho).Ser novo o suficiente para gozar a reforma.Divertir-me,embebedar-me e ser de uma forma geral promíscuo,e depois estar pronto para o Liceu.
Em seguida,a primária,fica-se criança e brinca-se.Não temos responsabilidades e ficamos um bébé até nascermos.Por fim,passamos 9 meses a flutuar num spa de luxo com aquecimento central,serviço de quartos á descrição e um quarto maior de dia para dia e depois Voilá!Acaba com um orgasmo!
I rest my case.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora já não seja nova, prefiro a perspectiva futurista do Woody Allen.
Sensacional e interessantíssima.

mc