terça-feira, 21 de setembro de 2010

DISPERSOS

EVOLUÇÃO DO PARLAMENTO:DE SALA A CAFÉ
Sinceramente,não parece que haja em Portugal,hoje em dia,situação menos invejável do que a de ministro.
Só uma grande abnegação,ou uma vaidade pueril-talvez a mistura destas duas cousas- pode levar um homem cônscio do seu valor,seguro no seu orgulho,à posição mísera e mesquinha de servir de alvo aos ataques mais grosseiros,às injúrias mais descompostas,sem poder tomar aquela desforra a que em outras condições recorre qualquer homem. 
É que,por virtude do parlamentarismo,o ministro é uma tête de turc sôbre a qual os deputados podem malhar à vontade.Edificante e público espectáculo de respeito pela autoridade e acatamento pelas instituições!
É que o parlamentarismo foi a invenção das altas burguesias da primeira metade do século,quando no regime do censo eleitoral a classe política tinha ainda alguma cousa de aristocrática.
Com o sufrágio universal e o rebaixamento constante do nível político,os parlamentos perderam o carácter de salas ou câmaras,onde se discute cortêsmente,embora violentamente por vezes,para tomarem o carácter de clubes ou cafés onde se injuria e se troça.
Nem se percebe porque há de ser proibido o cigarro e o bock!
De Oliveira Martins,in Repórter,24-1-1888
É um bom aviso!
Não são precisos comentários!   

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas atenção: tudo leva a crer que Oliveira Martins se referia a ministros doutra estirpe, cujo perfil e seriedade e sentido de responsabilidade assentava noutra matriz...
mc

aminhapele disse...

Por isso,e para lá de republicanos e monárquicos,eu disse que é um bom aviso.
Um abraço.