sábado, 23 de julho de 2011

ALZHEIMER

É um tema oculto e que,a meu ver,tem muita falta de informação.
Pelo seu interesse,aqui transcrevo um texto de Ana Gerschenfeld,publicado no P2 de 21 de Julho.


Visto que a doença de Alzheimer não tem cura e que é provável que os seus estragos comecem décadas antes de surgirem manifestações clínicas,porque não tentar avaliar o que cada um poderia fazer para a prevenir?
Era esse o objectivo da equipe de Kristine Yaffe,da Universidade da Califórnia,ao analisar os dados epidemiológicos disponíveis.
Os cientistas identificaram assim sete factores de risco potenciais - e evitáveis.
Eles são,escrevem na revista The Lancet Neurology:tabagismo,inactividade física,inactividade mental,hipertensão,diabetes,obesidade e depressão.
Nenhum deles parece muito original,mas o que é mais surpreendente é que os cálculos dos cientistas sugerem que,só por si,esses sete factores são responsáveis por metade dos casos de Alzheimer no mundo!E mais que o simples facto de 25 por cento das pessoas se precaverem contra todos esses factores poderia ter evitado até três milhões dos 34 milhões de casos de Alzheimer que se estima existirem hoje.
Quando ainda por cima se leva em conta que os casos poderão vir a triplicar nos próximos 40 anos se nada mudar,talvez sejaconveniente levar estas estatísticas a sério,mesmo se não têm(por enquanto) valor de prova.

Sem comentários: