




A data de fundação do Rio de Janeiro é de 1 de Março de 1565,pelo que estamos ainda a comemorar o seu aniversário.
Trazemos à memória um dos grandes obreiros para a sua transformação numa cidade cosmopolita e moderna,a que hoje,estruralmente,existe:
PEREIRA PASSOS
Nascido em São João Marcos,no vale do Paraíba,no Rio de Janeiro,Francisco Pereira Passos(1836-1913),engenheiro formado pela Escola Central,comandou a reforma urbana do centro carioca no início do séc. XX.A cidade preserva ainda o traçado colonial e era assolada por recorrentes epidemias de varíola,febre amarela,peste bubônica e tuberculose. Indicado pelo Presidente Rodrigues Alves,Pereira Passos assumiu a prefeitura do Distrito Federal em 1903,com a missão de sanear e remodelar o Rio,capital da ainda jovem República.
Inspirado na modernização de Paris promovida nas décadas de 1850 e 1860 pelo prefeito Haussmann no governo de Napoleão III,Pereira Passos transformou o centro em um canteiro de obras.
Para a construção da avenida Central (hoje Rio Branco),que liga o largo da Prainha (atual praça Mauá) à praia de Santa Luzia,foram demolidos mais de seiscentos imóveis.Centenas de famílias que ali viviam foram despejadas e acabaram ocupando os morros - iniciava-se,assim,a favelização da cidade.
A avenida foi inaugurada em Novembro de 1905; as antigas habitações coloniais deram lugar a obras de inspiração neoclássica,como os imponentes Teatro Municipal,a Escola Nacional de Belas-Artes,o Supremo Tribunal Federal e a Biblioteca Nacional.
A região tornou-se,mais tarde,pólo econômico e cultural.
De GUIAS UNIBANCO
Sem comentários:
Enviar um comentário