domingo, 23 de março de 2008

VISITA PASCAL


É o segundo ano consecutivo,após várias décadas,que passo o domingo de Páscoa em Coimbra.

Tenho passado a quadra pascal numa pequena cidade do Minho,onde as tradições ainda se vão cumprindo.

Em Coimbra deixou de haver a visita pascal.

Só durante a semana e mediante marcação.

Confesso que não sou o que se chama um "católico praticante".

Mas sempre encarei este Domingo como uma festa,sobretudo por causa da visita pascal.

Eram as ruas atapetadas com flores,pétalas,rosmaninho,alecrim...

Era o som da campaínha que acompanhava a comitiva:padre e cruz.

Eram os miudos que se iam juntando à comitiva assim que a "visita" terminava na casa deles...

E assim o grupo da miudagem ia sempre aumentando e repartindo as guloseimas que lhes eram oferecidas...

Enfim,uma grande paródia!

Por vezes,neste dia levava uns tabefes de minha Mãe.

A razão era simples:a mesa estava posta,aguardando o senhor padre e a comitiva.

Entre as iguarias,o meu preferido era o queijo da Serra.

Acontece que,na maior parte das vezes,o senhor padre além de um bocado de pão de ló e de um cálice de vinho do Porto não tocava em mais nada.

Mas a comitiva atirava-se ao queijo da Serra e ele desaparecia que era um instante.

Quando chegava a minha vez de o provar,já não havia...

Então comecei a usar uma táctica:quando a família vinha toda à porta da rua esperar o senhor padre,eu ia à sala e escondia o queijo!

O queijo só tornava a aparecer depois da comitiva ir embora!!!

Levei uns tabefes por causa disso!

Mas,acreditem:

Hoje sinto a falta da visita pascal.

Sem comentários: