sexta-feira, 21 de março de 2008

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS




A violência nas escolas é apenas uma das partes do fenómeno mais geral: A VIOLÊNCIA!

Lembro-me que,ainda há pouco tempo,um semanário de referência publicava um artigo com o título (citado de memória) :A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS ESTÁ A DIMINUIR: JÁ NÃO EXPLODEM PETARDOS NA ESCOLA DE SACAVÉM...

É verdade que,progressivamente,vamos sendo inundados de notícias sobre o assunto.

Creio que não conhecemos nem 5% dos casos.

Os da minha geração habituaram-se a confundir,durante meio século,autoridade com autoritarismo.

Talvez,por isso,ao longo de sucessivos governos se fossem deixando caír os "símbolos" da autoridade:polícias,professores,pais,avós,mulheres,etc.

Em simultâneo,a violência foi grassando na sociedade com autoridades fracas e desprestigiadas e atingiu níveis inamigináveis.

Quando era miudo,"gozar" com a autoridade praticava-se...

Mas não nos passava pela cabeça "bater" nos seus símbolos.

Muito menos,levar uma estalada na escola e vir para casa fazer queixa:em casa,seria muito pior!

A aluna da escola do Porto teve o seu "momento de glória"!

Provàvelmente,tudo se irá resolver a bem:uma comissão multidisciplinar ir-lhe-á fazer o acompanhamento psico-pedagógico,para que a jovem não venha a ser afectada no futuro...

A professora terá um processo disciplinar porque não sabe manter a disciplina,nem manter o interesse dos alunos na matéria que ensina...

Sabe-se lá se tem competência para ser professora!

Além disso,perante uma turma inteira,tentou roubar um telemóvel a uma jovem e inocente aluna...

Mas,confesso,não tenho competência para analisar a violência:

Teria que abordar a violência praticada por polícias e contra os polícias;teria que analisar a violência gratuita contra crianças e idosos;a violência doméstica;a violência fiscal;a violência empresarial:encerramento de empresas,sem que os compromissos para com seus trabalhadores sejam assumidos;enfim,um sem número de violências.

Que esta matéria fique para quem sabe.

Por mim,limitei-me a desbafar!


4 comentários:

Anónimo disse...

Ora bom: autoridade e autoritarismo...
É isso.
Ontem vi um pouco da novela do telemóvel do Porto.
Curioso que o iluminado Relvas se insinuou como do nosso tempo... (Coitado, nem de cueiros)(o pai ou o avô, isso talvez)... Fazendo a apologia da autoridade como nos velhos tempos (o tal autoritarismo, quereria dizer...).

Se toda a gente tem de ter disciplina e respeitar a autoridade (designadamente o professor, o avô, o pai, etc) muito mais necessidade disso tem uma criança. A falta de autoridade - no melhor sentido - diminui-lhe a segurança.

Não estou a debitar pesporrentas reflexões paternalistas: estou a reproduzir o que sempre ouvi e li, a respeito, e que se me entranhou cá dentro. Que eu não me considero um ilumivado em matéria de educação. Nem em nenhuma outra.

Perdoe-se-me o arrazoado.
mc

Tozé Franco disse...

Olá.
Li com atenção o que escreveu e acho que por causa dos 48 anos de ditadura, há quem tenha medo da palavra autoridade, confundindo-a, penso eu. com autoritarismo.
Ainda ontem, Jornal da 2, perguntando isso a Odete Santos, ela insurgiu-se logo contra a palavra autoridade.
Não sei que país está a ser construído. Com um bocado de sorte os pais da menina ainda vão acusar a professora de estar a apropriar-se de um bem que não era seu.
Passe lá pelo meu canto, porque ontem, a quente, também escrevi algo sobre o assunto.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Esta violencia escolar tem muito que ver com a educacao ou a falta dela, que os meninos nao tem desde tenra idade, pois os seus paizinhos nao conseguem ver a diferenca, entre liberdade e libertinagem!

Uma Pascoa feliz e um abraco dalgodrense.

Codinome Beija-Flor disse...

É mesmo um desabafo, mas tudo começa porque os pais acham que é a escola que tem que educar e sabemos muito bem que educação vem de berço.
Bjo