domingo, 1 de fevereiro de 2009

AMOROSO

Uma paella amorosa...

Eu gosto de contar como surgem as músicas, talvez por não ter nenhuma gravada por algum intérprete profissional- passam a ser testemunhas de nossas histórias, bacanas ou não. Amoroso é um caso desses. Meu parceiro José Carlos Mello fez uma pequena viagem para uma praia "paradisíaca" no Espírito Santo e voltou com algumas canções pedindo letras. Uma delas era essa, que não aprendi a tocar imediatamente e, por isso, levei muito tempo para letrar. A primeira letra que fiz para ela foi "OPERALHO", um trocadilho horroroso, mais uma provocação à caretice da época, quando dizer um palavrão em transmissão radiofônica podia significar alguns meses na cadeia... Vou colocar esse poema no blog POETAGEM para apreciação - basta uma leitura para verificar que não tinha nada a ver com o clima da música a que se destinava, apesar de tecnicamente estar prefeito: métrica, ritmo, etc. Já estava me incomodando a canção sem letra na minha cabeça quando o parceiro, num domingo de sol, convidou-me a comer uma paella num restaurante espanhol perto da minha casa. Levei a primeira parte da letra para mostrar-lhe, tinha feito na noite anterior. Depois da suculenta refeição e variadas bebidas, terminamos o trabalho e, aí sim, resolvi aprender a tocá-la. Para a gravação do grupo Música Escarlate aceleramos o ritmo, para ficar meio samba-bossa nova e incluí a introdução, que eu usava em outra música já desativada...


AMOROSO
Autores:
Música: José Carlos Mello
Letra: Gerson Deslandes
Vocal: Beth Rego e Simone Guedes
Violão Nylon: Gerson Deslandes
Guitarra: Nito Lima
Bateria: Fernando Seixas
Teclado: Kiko Furtado
Baixo Fretless: André Neiva
Percussão: João Ayres
Flauta: Marcelo Moreno
Produção: André Neiva
Direção Musical: Gerson Deslandes


AMOROSO

Apaixonado

Olhando o mundo com olhar adocicado

Estou vivendo aquele sonho decorado

Em tantas noites que eu sonhava acordado

E quando o dia amanhecia achava errado
Agora quero que ele chegue apressado
Só pra estar novamente do seu lado
Apaixonado
Eu fico assim tão amoroso
Que o sudoeste, esse vento perigoso,
De repente, sopra até gostoso
Trazendo a chuva que me pega descuidado
No arrepio desse beijo escorregado
Que eu só sinto quando estou
Apaixonado

Ps: coloquei a palavra "paradisíaca" entre aspas por razões pessoais: todas as praias paradisíacas do litoral brasileiro já estão privatizadas por resorts, clubes privês, etc e, na minha modesta opinião, esse detalhe é o suficiente para cassar-lhes a qualificação;

Sem comentários: