segunda-feira, 29 de junho de 2009

NOITE DE SÃO PEDRO


Memória...
A memória de um velho é uma coisa tramada!
Há momentos em que,por causa de uma fotografia ou de uns "ditos",nos passa um filme na cabeça.Coisas que já não víamos há muitos anos,rostos de que já não sabemos os nomes,coisas conexas e desconexas,mas um bom filme.
Esta noite estive a "ver" o filme da minha rua,com mais de 50 anos de distância.
Lembrei-me das "fogueiras"...
Vivia então numa rua,aqui ao lado,que se chamava Oriental de Montarroio(veio a chamar-se António de Vasconcelos).Ao fundo da rua,no Largo da Manutenção,havia as "fogueiras" que eram motivo de grande alegria para a miudagem da rua.
Andávamos à solta!
Estas ruas eram habitadas por famílias,com muitos miudos e com tudo o que era hábito existir nesse tempo:mercearia,sapateiro,costureira,carvoeiro,taberna,barbeiro,fotógrafo,farmácia,padre,professor,

Era o que existia na minha rua...
Tentei lembrar-me dos meus vizinhos e dos miudos/as meus amigos.
A minha memória já não deu para todos,embora seja uma rua pequena.
Os que me vieram à memória:grandes senhores da "banca" como Carmelo Rosa e Montanha Pinto(Banco de Portugal),Mota Veiga(Banco Nacional Ultramarino),Saul de Sousa(Caixa Geral de Depósitos);o Inspector Escolar(não me recordo o nome);o padre Assis(um grande senhor da Gráfica de Coimbra);Vasco Ataíde(dono da Sapataria Guri,na Ferreira Borges);Cruz e Costa,dono da Farmácia(o Xico,da minha idade,faleceu há pouco e,nesse tempo,numa brincadeira de miudo ficou completamente queimado,na farmácia,quando despejou sobre ele um garrafão de ácido sulfúrico);o Vilares;o capitão Reinas;a família Pimentel;a casa do Borges(nela estudaram,por exemplo,o Manuel e o Jorge Anjinho);não digo mais nomes por não me lembrar de todos.
Não esqueço é que,no tempo das "fogueiras",andávamos à rédea solta,durante a noite!
E tudo isto porque um amigo me pediu uma opinião sobre um programa de televisão.
Quase há 15 dias,disse-lhe que a minha televisão "pifou".
Até hoje,ainda não lhe senti a falta!
"Foram elas,foram elas
que eu bem sei...."
O nome do senhor do Banco Nacional Ultramarino é Mota Dias.
As minhas desculpas.

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Que tempo bom este, amigo!
Aqui no Brasil também tínhamos muitas festas com fogueiras nesta época, mas hoje em dia só mesmo no interior ou nordeste.

Hoje, depois de assistir a um ótimo filme no cinema, obtive a resposta à sua pergunta de outro dia. Podes ver lá a resposta.
abraço e ótima semaninha!

Manuela Curado disse...

Lindo...
Belas recordacções...
Algumas dessas personagens são-me familiares, pois nessa época Coimbra era bem pequenina e todos faziam parte de uma grande FAMÍLIA.
Tempos... para mim, despreocupados e muito felizes.