domingo, 6 de setembro de 2009

CACIQUISMO


Chama-se no país vizinho caciques ao que entre nós se chama influentes.A palavra portuguesa não tem como a espanhola um significado pejorativo.
Segundo se sabe,cacique era o nome que os espanhóis davam aos chefes dos índios americanos. Cacique,ou influente,em Espanha e em Portugal,é quem todo lo manda numa determinada zona de terreno - numa freguesia,num concelho,num distrito.
O caciquismo local é de duas naturezas:ou nasce do poder que um grande proprietário tem em povoações mais ou menos suas vassalas,como por exemplo no distrito de Castelo Branco o snr. Vaz Preto Geraldes,tipo perfeito do género; ou provém da influência adquirida políticamente,dando emprêgos,livrando recrutas,etc. Há,portanto,o cacique proprietário e o cacique burocrático,no vasto género dos caciques políticos.
Perversão da máquina eleitoral,mistificação do sistema representativo,o caciquismo é porém ainda assim menos ilegítimo na primeira espécie do que na segunda. Por isso mesmo que é menos ilegítimo,é também mais sólido quando se apoia na preponderância proprietária,do que quando apenas resulta da ciganice política.
Só uma revolta espontânea das populações pode tirar o bastão ao cacique proprietário,mas um caso dêsses é improvável,dado o estado deplorável a que chegou a nossa consciência política. Basta,porém,um pedaço de energia e tino no govêrno para quebrar nas mãos do que o empunha um sceptro de cana-verde.
Em ambas as hipóteses os abusos são graves,e enorme o compadrio,por ser caso averiguado e assente que todo o poderio ilegítimo tem por base a imoralidade.
De Oliveira Martins,in Província,26-VIII-1886
Recolhido em "Dispersos" de António Sérgio e Faria de Vasconcelos(Publicações da Biblioteca Nacional,1923

Sem comentários: