Sempre o teu olhar... Que já vi estas palmeiras,em Coimbra,não tenho dúvida. Onde?Não sei. Arrisco o Botânico... Não sei o nome exacto das palmeiras,mas parecem-me umas que vieram de Madagascar no séc.XVI e foram ornamento,exclusivo,dos jardins reais. Por isso,adquiriram o nome de "palmeiras reais". Com o passar dos anos,a partir do séc XVII,passaram a ser oferecidas pela Corte aos fidalgos.Esse era um importante símbolo de poder,que se manteve através dos séculos. Ora,vê se te lembras quantas casas conheces com a designação de "casa da palmeira"?! Dizem que foi quando o poder "fidalgo" caiu à rua... Um grande abraço.
Ah, palmeiras imperiais!!! Dom Pedro trouxe da África e plantou algumas por aqui, hoje tem aos montes. Mas, vejo que por aí, na santa terrinha, ele ou outro benfeitor de olhos atentos à natureza, levou também. São tão lindas e imponentes! bjs cariocas
3 comentários:
Sempre o teu olhar...
Que já vi estas palmeiras,em Coimbra,não tenho dúvida.
Onde?Não sei.
Arrisco o Botânico...
Não sei o nome exacto das palmeiras,mas parecem-me umas que vieram de Madagascar no séc.XVI e foram ornamento,exclusivo,dos jardins reais.
Por isso,adquiriram o nome de "palmeiras reais".
Com o passar dos anos,a partir do séc XVII,passaram a ser oferecidas pela Corte aos fidalgos.Esse era um importante símbolo de poder,que se manteve através dos séculos.
Ora,vê se te lembras quantas casas conheces com a designação de "casa da palmeira"?!
Dizem que foi quando o poder "fidalgo" caiu à rua...
Um grande abraço.
Jardim Botânico.
Muito perto das estufas.
Basta olhar para o céu.
Um Abraço.
Dias.
Ah, palmeiras imperiais!!!
Dom Pedro trouxe da África e plantou algumas por aqui, hoje tem aos montes.
Mas, vejo que por aí, na santa terrinha, ele ou outro benfeitor de olhos atentos à natureza, levou também. São tão lindas e imponentes!
bjs cariocas
Enviar um comentário