domingo, 20 de setembro de 2009

NICO


Como é hábito,estive hoje com o Nico.
Tomávamos um copo,debaixo da parreira do quintal,quando o Nico se sai com esta:
Andas apanhado pela campanha eleitoral!
É a campanha mais racista que vi até hoje!
Uma chave,para a compreensão:
O Nico é um rapaz um pouco mais velho que eu que,saiba-se lá porquê,foi o meu "anjo da guarda" ao longo da vida.
Não me esqueço que,quando fiz a minha 4ª classe,foi ele que me ajudou nas declinações do Latim!
Mas,normalmente,sempre lhe chamei PRETO!
Nico,português mais velho que eu(deve andar pelos 77),veio aqui parar desde menino e por aqui se tem mantido.
De vez em quando,faz uma temporada nos States(para ver uma parte dos netos) e,após o regresso,torna a fazer as malas rumo à Holanda(outros netos...)
Uma vez,uma das filhas levou-o à Guiné e a São Tomé.
Nico,ainda hoje,diz que nunca foi à terra dele:Santo Antão(Cabo Verde),conforme está registado no seu Bilhete de Identidade e no seu Passaporte.
Racismo,disse ele!

Tudo isto porque lhe chamei preto!
Não tenho culpa que ande para aí um vigarista qualquer chamado Preto!
Não tenho culpa que andem a falar de "campanhas negras"!
A partir de hoje,não me chamas preto!
Sou o engenheiro branco,com licenciatura no Mandarim,mestrado no Tropical e uma pós-graduação no Piolho!
Só não sou Reitor da Torre,lá de cima,porque não me apetece!
E tu,miudo,põe-te à tabela!
Eu tenho uma carapinha branca,mas tu estás careca!
amen
E o que isto tem a ver com o Preto?!

Sem comentários: