segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O FANTÁSTICO SHOW DA MORTE


Esta foto é de meados do ano passado, muito antes da tragédia que arrasou o Haiti agora. Ela me faz perguntar:
- O que estavam todos esperando para enviar essa montanha de dinheiro em dólares, euros, reais, comida, remédios, roupas, enfim, mais uma vez ficamos esperando um motivo para isso? Fotos como esta não bastam? Pesquei essa de uma matéria sobre o Haiti, nem sei se é de lá mesmo nem o autor. Nem precisa ser: essa criança pode estar em qualquer continente da Terra. O mesmo acontece rotineiramente na África, na Ásia, aqui, em nosso país novo rico, ainda acontece: miséria e fome. E percebemos que, acima do interesse humanitário, vai-se formando outro terremoto, uma tsunami midiática. As ridículas repórteres de salto alto vasculhando escombros para mostrar um cadáver em primeira mão, ouvir um choro de criança soterrada antes da bebecêníus. Como se fosse necessário provar ao povo de cada país contribuinte que aquele inferno realmente existe, precisam do dinheiro que estão mandando para lá para sobreviver. Por que apenas as desgraças comovem os donos do dinheiro mundial? Sem elas, ninguém tem acesso em nível global às riquezas que produzimos - nós, a humanidade, produzimos. Agora, que o país precisará ser reconstruído, o que vemos é uma enorme luta política para dominá-lo daqui por diante. Tenho um grande respeito por todos os que estão lá salvando vidas, arriscando suas existências sem saber ou sem se importar com o macabro jogo político que envolve as nações mais ricas do mundo. Os grandes líderes estão em volta de uma mesa jogando War e a missão de todos é dominar aquela pequena ilha, um pequeno paraíso tropical que nunca teve paz na vida.

3 comentários:

jl, aliás, mc disse...

Tal qual!

Toda a razão.

Dá mesmo que pensar.

Além de arripiar... Faz-nos revoltar... A nós, que eles já nem força têm para isso!

aminhapele disse...

Também aplaudo.
Ontem,na televisão,davam o "discurso" do Chavez(de quem não sou adepto) e ele dizia que o "rapaz"(Obama) estava a aproveitar a tragédia para fazer uma ocupação militar.Dizia ao "rapaz" que mandasse médicos,enfermeiros,água,alimentos,etc,em vez de mandar militares.Nas imagens que via,na sua televisão,via a pobreza,a tragédia,o saque,mas não via os tais militares...
Hoje,na nossa televisão,vi uma reportagem em que um médico da AMI,recém-chegado,andou o dia todo por Port-au-Prince,por sua conta e risco.Assistiu às mais variadas cenas mas,militares e polícias só no Aeroporto!
Ao que dizem,"aquilo" tem um Presidente e um Governo(o Governo até decretou o estado de emergência,até final do mês).
Que é feito destes tipos??!!
De qualquer modo,desde o princípio da Civilização,o negócio da morte sempre foi rentável.

Beth/Lilás disse...

Como tu mesmo dissestes amigo Rui -
"o negócio da morte sempre foi rentável."

Tudo isto a que assistimos desde sempre no Haiti é o reflexo de um mundo ainda preconceituoso, onde a ajuda só deve ser dada aos bonitinhos e branquinhos. Tudo isto é uma vergonha para a raça chamada humana!

abraço carioca