segunda-feira, 4 de junho de 2007

O BRILHARETE


Como compreendo Rui Tavares...

Eu também gostava de fazer o meu brilharete!

Mas,ainda não sei porquê,só a espaços tenho acesso aos meus próprios blogues.

Dizem-me que isto acontece com blogues importantes,o que não é o meu caso(sem qualquer modéstia,falsa ou verdadeira).

Mas teremos que precisar a citação de Tucídides.

O poder está nas mãos de quem o apanhou e,entre eles,é democràticamente dividido.

É isso que constitui o núcleo do "centrão".

Daí só pode haver derivas marginais que,para fortalecerem o "centrão",até são apelidadas de democráticas.

É assim como um "supônhamos":

Se um drogado,ou um sem-abrigo,ganhasse as legislativas?!

Como reagiríamos nós,ocidentais,europeus,cristãos,defensores dos direitos humanos,contra a pena de morte,contra o esclavagismo,anti-racistas,etc.etc.

Se for alguém do "centrão" a ganhar,até pode ser isso tudo que não há problema nenhum!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora bom: "O poder está nas mãos de quem o apanhou e, entre eles, é democraticamente dividido"...

Não tão exactíssimamente. Chamam-se as elites dos boys e então, aí, sim, a coisa é partilhada segundo regras parentes das democráticas.

Porque, segundo imagino noutra banda, o grego Tucídides ver-se-ia greguíssimo para descalçar a bota, se cá voltasse hoje. Não tenho grandes dúvidas de que ele se atreveria a, sem cerimónias, reconhecer que "o poder está nas mãos, não da MAIORIA, mas DUM maior número...
(Respondendo ao comentário do Rui: eu não disse poder «do "maior número"». Disse, isso sim, «poder DUM maior número» a que acrescentei umas reticências. É um maior número que pode ser de "ávidos do poder pelo poder", de figurões, de oportunistas, de corruptos (uns mais activos, outros nem por isso menos... Passivos!), de mafiosos...
Eu sei lá bem os nomes que os dicionários apontam para esse maior número...
Maioria é outra coisa, claro.
Talvez o Prof Marcelo ou o Prof Nuno Rogeiro um dia nos expliquem o que era isso na antiga ciência política...

Talvez, para já, me quede por aqui...
mc

aminhapele disse...

Boa!
Afinal passei no teste!
Queriam apanhar-me em cascas de tremoços:definidos e indefinidos!
Isso já a minha avó dizia,antes de saber que havia televisão!
Um raspanete bem dado e que aceito humildemente.
Um abraço mc

Sei que existes disse...

Tens razão!
Beijinhos

Tozé Franco disse...

Ora então um bom final de semana. Peço desculpa pela ausência mas tenho tdo muito trabalho.
Um abraço.