quinta-feira, 9 de agosto de 2007

AGOSTO(tempo de abandono)


Há animais abandonados,pelos seus "donos",no pico do Inverno...
Em Agosto,além dos animais também há pessoas que ficam ao abandono!

Hoje fui visitar um amigo que,supostamente,eu pensava fora da cidade.
Quando cheguei da Póvoa de Varzim tinha um envelope,na caixa de correio,proveniente desse meu amigo.
Desde há muitos anos que o conheço;é a primeira vez que passa o mês de Agosto em Coimbra,até porque possui uma óptima moradia,aqui perto,com pinhal e praia.É lá,que desde há décadas,recebe os seus amigos em Agosto.
Em Abril surgiu-lhe um problema de saúde,próprio dos seus 70 anos,mas nada que o impedisse de ser,infelizmente,o único responsável pelos netos(13 e 15 anos).A filha faleceu há uns anos,em acidente de viação.Nessa altura,pelos motivos normais,já o genro tinha zarpado...
Problemas de sucessões e partilhas fizeram com que os filhos conhecessem o pai,durante 2 ou 3 dias.
Em Fevereiro deste ano o meu amigo reuniu,na sua casa de Coimbra,meia dúzia de amigos para assinalar uma data que lhe é querida.
Lá fomos para o salão do 1º andar,porque o local de convívio dele -
o quintal,jardim,garagem,sala,cozinha rústica,etc.etc.estavam ocupados pela família do genro,que ele não conhecia.
Essa nossa reunião de Fevereiro serviu,soubemos isso no momento,para o ajudar a correr com os "invasores".
A coisa até meteu polícia!
Mas com dinheiro,tribunais,escrituras,etc. ele lá resolveu a situação e em Abril já habitava a parte da casa que sempre habitou e de que mais gosta.
Ficou sempre com os netos a seu cargo e não se lamenta.
Surgiu-lhe o tal problema de saúde e passou a ter necessidade de alguns cuidados,bem como de ser transportado para fora de casa dado que o seu meio de transporte normal é uma cadeira de rodas.
Em Agosto,surgiu-lhe a situação nova e que ele,por inexperiência,não preveniu.
Os netos foram para férias(um para a Áustria e outro para Inglaterra);a Associação que lhe presta cuidados diários,passou a prestar cuidados só 2 vezes por semana;os cães ali da zona,como os donos estão para férias,passaram a pedir-lhe asilo;o meu amigo até já come uma coisa que sempre detestou:pizza!(sempre está ao alcance do telefone)!
A partir da próxima 2ªfeira já terá quem trate dele diàriamente.
Quando lá vou,pelo menos uma vez ao dia,lá está debaixo do caramanchão,com o rádio na Antena 2 e meia dúzia de cães abandonados por companhia.
Com um bocadinho de pão de centeio,um bocadinho de queijo e meio copo de bom vinho fica mais novo alguns 10 anos!
A partir de 2ª a "escrava Isaura" tratará dele.
AGOSTO - TEMPO DE ABANDONO

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! E queixamo-nos nós dumas contrariedadezitas, dumas dorzecas, duns incómodos!...

Há vidas muito complicadas!
E para as complicar mais ainda... umas faltas de carácter de uns tantos...

Menina Marota disse...

Tenho a impressão de já ter comentado este post ou então, a blogspot pregou-me novamente a partida e não enviou o comentário.

Infelizmente há muitos casos destes... tive um na família... tive que tratar diáriamente durante dois anos (moro a quarenta e tal km de distância) de um familiar meu, quando tinha um filho a menos de cinco km. que nem os pés lá colocou, durante esse tempo todo! Foi tremendo para mim, fazer mais de oitenta km todos os dias, para manter os cuidados diários. De noite consegui arranjar uma pessoa que lá ficava, mas de dia ia eu... alterando toda a minha vida pessoa e profissional.

Infelizmente existem muitas pessoas sem sentimentos e sem carácter, que só olham para o seu próprio umbigo...

Um abraço ;)