quarta-feira, 15 de agosto de 2007

RELIGIÕES


Hoje,15 de Agosto,feriado nacional e religioso,lembrei-me de uma história vivida por minha mulher e por mim,nos finais dos anos 80 e que penso valer a pena partilhar.

Fomos pela primeira vez visitar a Jugoslávia e por lá andámos,duas semanas.

Antes da guerra,claro.

No dia 15 de Agosto desse ano,fomos visitar uma cidade bósnia cujo nome já não tenho bem presente(as próprias fotografias também nada têm anotado) e não dou palpites,para não dizer asneiras.

O que importa é a história do que se passou.

A cidade pequena é bastante bonita.

Reparámos numa mesquita,em hora de culto.

Já tínhamos visitado algumas,em vários países,mas mesquitas desactivadas:monumentos abertos para visita,mas sem culto.

Pensámos visitar aquela mesquita durante o culto,porque vimos que alguns turistas,que pertenciam ao nosso grupo,se dirigiam para lá e após uma breve troca de palavras com quem estava à porta,entravam.

Então decidimos tentar entrar.

Lá falei com quem estava à porta e,sem qualquer problema,fomos conduzidos a uma pequena saleta onde nos deram a conhecer as regras da visita:lavar,descalçar sapatos,etc.Foi-nos pedido que tivéssemos alguma contenção em fotografias.Além disso,deram-me uma espécie de bata de cirurgia,azul clara,que apertava nas costas e me cobria desde o cimo do pescoço até aos joelhos.

Minha mulher não teve direito a qualquer acessório semelhante.

Acompanhou a nossa visita um jovem que falava castelhano e que se pôs à nossa disposição para responder a qualquer pergunta ou dúvida que tivéssemos.

Gostámos muito da visita,tirámos uma fotografia e reparei que,ao todo,só vi 4 pessoas com uma bata semelhante à minha.

Quando saímos,após os agradecimentos da praxe,perguntei qual a razão da minha bata.

Então o jovem explicou-me:eu trazia um fio ao pescoço,com uma cruz.

Se eu a tapasse,os ortodoxos não ficavam ofendidos...

Pelos vistos,todas as religiões podem praticar o bom senso.

Era óbvio que eu levava um fio com uma cruz sem querer ofender ninguém.

Para eles seria desrespeitarem-me se me dissessem para tirar o fio e a cruz...

Assim,diplomàticamente e com carradas de bom senso,nem sequer se pensou que pudesse haver qualquer problema.

Comentários?

Sem comentários: