sexta-feira, 17 de agosto de 2007

MIGUEL TORGA


Agora,passada a homenagem de que o Governo esteve ausente,vamos lá falar do "monumento" ou da "memória"(o que lhe queiram chamar),com assinatura de arquitecto e tudo!

Dois professores catedráticos,no dia da homenagem,já davam ideia do que era a "obra"!Um dizia:"roubaram a estátua,logo no primeiro dia";outro dizia que:"um critério de uma obra de arte,pode ser a simplicidade.Nesta parece haver simplicidade a mais...".

Para quem nunca viu a "obra",é difícil descrever mas vou tentar!

Se não a procurarem,e bem,só por acaso é que a descobrem.

Vamos lá então:

Você está na margem direita do Mondego,logo a seguir à Ponte de Santa Clara(para o lado da Estação Nova).Tem um "passeio" tipo "calçada",só de pedras brancas.De repente,aparece-lhe o chão a preto,num estreito corredor,entre a estrada e o rio.O mais certo será você passar por cima daquilo(se for um bocado atento,ainda pensará por que diabo "plantaram" ali aquelr xisto!) e nem olhar para o lado do rio:esssa "coisa" de xisto,prolonga-se para cima do rio,num parapeito um bocado despropositado e com umas letras enormes e incompreensíveis que formam: TORGA

Hoje quando lá passei,estava de "guia" um tipo já completamente instalado numa cadeira de rodas,que é chato como uma carraça,que diz que espera "apoios" para fazer um mestrado sobre Torga e,entretanto,vai cravando os incautos.

Levem lá cigarros ao senhor!

Ele tem um "lança chamas".

Tem pelo menos a vantagem de dizer às pessoas que,aquele corredor de xisto,é um monumento a Torga!

2 comentários:

Anónimo disse...

Acompanhei o assunto pelos media.
Hoje o Inimigo Público trazia umas charges interessantes sobre a matéria da homenagem.
Torga merecia mais atenção dum governo que se proclama da raiz por que este se quer fazer passar...

Mas a memória dos grandes ultrapassa o minúsculo mundo dos "insectos"...
mc

aminhapele disse...

Hoje fui tomar café nas proximidades!
O "crava" foi de fim de semana e andava por lá meia dúzia de pessoas,de jornal na mão,à procura do "monumento" escondido!
Já imaginaram um tipo em La Valetta,a cravar cigarros e a explicar aos "procurantes" onde estaria um tal "José".Sim,o da "Joana come a papa...."
O outro "josé" da cultura chama-se Joe e não é "engenheiro":tem o curso de "comendador".
Sei lá se o "crava" do Torga,também não é "comendador"!!!