quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PIRARUCU


Porque acho de grande interesse,transcrevo um comentário de meu amigo G. à postagem anterior que eu,de acordo com as fontes,intitulei de PIRARU.

O pirarucu(arapaima gigas) é o maior peixe de escamas da Amazonia,podendo alcançar 3 metros de comprimento e cerca de 200 kg de peso.

É chamado de "bacalhau da Amazonia",pois sua carne salgada se parece com a do bacalhau verdadeiro.O índice de aproveitamento de sua carne é altíssimo,apresentando cerca de 60% do seu peso como filé.

Na natureza é uma espécie em vias de extinção,por apresentar um sistema de respiração pulmonar(apresenta um pulmão rudimentar) que o obriga a colocar a cabeça fora de água para respirar.Nesse momento,eles são arpoados pelos pescadores.

Outra característica que o torna vulnerável é que a sua maturação sexual ocorre apenas após o terceiro ano de vida,quando atinge cerca de 1,6 m de comprimento e 45 kg de peso.

Felizmente,hoje temos condições de criá-lo em cativeiro,diminuindo o perigo de ser extinto e,ao mesmo tempo,estimulando empresarios a investir numa actividade ecológica e econòmicamente muito importante.

Dizem que é muito gostoso,fácil de pescar - na verdade,nem é uma pesca,é uma matança.Um massacre!

Esperam a busca do ar para dar uma porrada na cabeça do bicho!

Me parece uma espécie que ficou no meio caminho,entre o peixe e o homem,e essa indecisão ferrou com ele.

No Brasil,"país continental",com zilhares de praias,o pescado é o alimento mais caro.A indústria pesqueira não se desenvolveu,acho que propositadamente,de forma a não baratear o produto,para mim a mais saudável das proteínas animais,a iguaria mais gostosa da natureza e a espécie animal mais bela.

Nada se compara à paisagem submarina,ao colorido dos peixes,suas formas suaves e sensuais,mesmo os mais predadores ou perigosos para a saúde.

São lindos!

Já tive oportunidade de fazer um pequeno mergulho em alto mar,em Alagoas,na praia de Maragogi,um paraíso nordestino.

Vai-se de lancha até as Galés,são recifes a uns dois mil metros da praia,acho eu,onde se mergulha para observar os peixes.

Eles vêm recepciona-lo com sua beleza e rapidez,uma coisa maravilhosa!

Basta um pedaço de pão para promover uma festa em volta de você.

....

De perigoso só os políticos,latifundiários espertalhões em geral.

Mas aí já é outra história...


Obrigado G.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo trecho.
Interessante.

Como super-interessantes devem ser essas andanças...