domingo, 11 de novembro de 2007

Vergonhoso:professores do AEC não recebem

As Actividades de Enriquecimento Curricular(AEC),há quem as designe por Actividades de Empobrecimento Cirricular,nasceram algo tortas e,como diz a sábia voz do povo,"aquilo que nasce torto,tarde ou mal se endireita".
Não querendo tomar a parte pelo todo,não me atrevo,para já,a juntar-me ao exército,que tem visto as suas fileiras engrossarem,daqueles que diabolizam as AEC.Apesar de não ser novidade para ninguém,que me conheça,que não concordo com o modelo adoptado nem com os objectivos(se é que estes existem) que estas se propõem alcançar.Todavia,posso afirmar,convictamente,que este modelo contribui para o empobrecimento dos professores envolvidos no projecto.
A trabalharem desde Setembro sem receberem um cêntimo pelos seus serviços é absolutamente inaceitável.Não esqueçamos que estes profissionais trabalham a "Recibo Verde",portanto há uma boa parte do ano em que não recebem coisa alguma.Isto é já preocupante.Pensar que estas pessoas desde Julho que não auferem qualquer vencimento,suscita-me algumas questões:Quem paga a renda/prestação da casa?Quem paga a alimentação?Quem paga a água,luz,o telefone?Como é que se vive assim?Não esqueçamos que muitos têm que se deslocar em transporte próprio para a(s) escola(s) onde leccionam.
Não sei se esta situação se está a passar em todo o país.
Em Viseu esta é uma realidade dramática.Parece que os vencimentos estão a ser processados...estavam...estarão...Ninguém sabe ao certo.
O que sei é que há gente a vivenciar situações dramáticas!
Um amigo disse-me que não sabe se o dinheiro que ainda lhe resta será suficiente para o combustível que lhe permita deslocar-se às várias escolas em que trabalha.
Aqui está outra aberração:contratam imensa gente e depois atribuem apenas 12 horas a cada professor,horas distribuidas por distintos locais,obrigando a várias deslocações diárias.
Se não expusesse esta situação vergonhosa e lamentável hoje,tenho a sensação de que nem dormiria em paz.Outros há que estão,dado o adiantado da hora,tranquilamente a sonhar com a cabeça na almofada.
Enquanto isso,muitos fazem das tripas coração,encetando majestosos malabarismos,para fazerem face às necessidades básicas do quotidiano.
QUE VERGONHA!!!

Título e texto de Carreira,postado no seu blog CEGUEIRALUSA,às 2.27h de 9/11.
Visite:
www.cegueiralusa.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante este relato acerca das Actividades de Envenenamento Curricular... Que acarretam, de certeza, bem piores envenenamentos.

joshua disse...

Ainda bem que nos unimos. Que seja o começo de uma imensa comunidade de atentas e solidárias iniciativas.

joshua

Unknown disse...

Agradeço o apoio a esta causa que diz respeito a todos nós.
Abraço,
José Carreira

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.