terça-feira, 24 de março de 2009

HORA DO PLANETA



Salve Rui
Emocionado com o seu espírito humanista, sua adesão à luta contra a destruição do planeta em que sobrevivemos, entrei no site, versão br. Antes de concretizar a minha associação a tão nobre causa, fiz uma pequena meditação sobre os efeitos de uma hora inteira de blackout no Rio de Janeiro, ou melhor, no Brasil como um todo, como gostam de falar os comentaristas políticos. Brasil Global. Brasil Continental. Brasil Genial.
Senão vejamos: o que vemos aqui à luz do dia? Roubo à mão eleita, roubo à mão armada, roubo à mão desarmada, estupros familiares, curras condominiais, estupros comunitários ou interestaduais, estupros internacionais, assassinatos a granel, corrupção desvairada. Nossos parlamentares, querendo nos fazer de tolos, tratam as 181 diretorias do senado federal como apenas um engano administrativo, quando sabemos tratar-se de um caso escandaloso de falta de decoro parlamentar. 70% delas foram criadas pelo atual presidente da casa, José Sarney. Tinha Diretoria para todas as funções administrativas, domésticas ou empresariais. Lacaios diretores. Diretores serviçais. Diretores submissos. Diretorias para Serviços Humilhantes. A Diretoria de Serviços Aeroportuários funcionava no Aeroporto de Brasília para providenciar lugar nos vôos para os parlamentares: era o Fura-fila Oficial, o guardião do privilégio, a política da cara de pau. Perto disso, o tal que apenas sustentava a amante ou a cria que teve com ela com dinheiro de uma empreiteira, é coroinha de missa do vaticano - o que não lhe garante um diploma de santinho.Num país em que igreja dá diploma assinado por Jesus Cristo em pessoa, não dá pra ficar nem um minuto às escuras. Como é que ele ia continuar escrevendo? Na maior nação cristã do mundo, o bispo que excomunga o médico que salvou a vida de uma criança estuprada. E é aplaudido pelos superiores. Paro por aqui. Apago a luz e vou dormir, mas antes visitarei o site, pois fiquei animado a participar. Vou comprar meu kit, composto de manual de instruções, lanterna e camiseta. Vi no Submarino.
Dia 28 de março espero estar em Búzios. Numa varandinha gostosa e quieta. Luzes apagadas. Sem balas perdidas zunindo feito cometas, caindo do céu feito estrelas. Sonhando com uma hora de paz.

2 comentários:

aminhapele disse...

Belíssimo texto.
Sabes que eu tenho que ver o Portugal-Suécia,decisivo para o apuramento para o Mundial,no portátil?!
Como gostaria de estar em Búzios!
Que recuperes rapidamente.
Um grande abraço.

Beth/Lilás disse...

Ah, pois mesmo sabendo de todas essas podridões deste nosso país bananeira, vou apagar minhas luzes e pedir à Mãe Gaia que nos ajude a superar tantos desmandos cometidos contra ela e contra os homens.
Também queria estar lá, em Búzios!
bj carioca