quarta-feira, 8 de abril de 2009

O OUTRO ALGARVE






Hoje foi dia de ir conhecer um outro Algarve.
Após o belíssimo pequeno almoço,no Hotel Luar,fomos para o parque natural "Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
Esta zona,limite Algarve/Alentejo,faltava-me conhecer.Fomos,então,até à Praia Monte Clérigo,Praia da Amoreira,Ponta da Arrifana e Praia da Arrifana.
São sítios de uma beleza natural deslumbrante.Conhecidos de surfistas e dos poucos que fazem eco-turismo.
Um amigo,que nos mostrou estas maravilhas (que,ele próprio só conheceu no verão passado) dizia que "é de cortar a respiração...".
E tinha toda a razão.
Há locais em que nem o mar se ouve...
Os sentidos estão concentrados na beleza que temos à nossa frente.
Quando tiverem oportunidade,não percam estas paragens!
Belíssimo peixe e marisco,acabado de capturar e tratado como só os pescadores o sabem fazer.
Na Ponta da Arrifana,experimentem o Restaurante Pôr do Sol.
Para os mais abonados,em Vales,Monte Clérigo,experimentem a Taberna do Gabriel.
Aproveitem.São dicas de velho!

4 comentários:

Maria disse...

Fico tão contente que gostes do 'meu' Algarve...
E o 'mesmo' meu ainda é mais calmo e mais perdido no tempo!
Aprendi-o com uns surfistas que foram meus assistentes, numa escavação em Vila do Bispo. Escavavamos desde as 6 da manhã até às 16.30h no cemitério (descobriram coisas ao construirem o novo cemitério e eu fui lá para poderem acabar de o fazer; descobri que estava no sítio de um cemitério do século V que, por esta altura, já deve ter sido tresmalhado pela abertura de sepulturas actuais. Sempre deu para dar com a sepultura do Bispo Julião! :-)) e, depois, íamos todos os dias para uma praia diferente! Eles apanhavam ondas e eu ... 'alma'...
Acho que ainda hoje consigo (vi)ver os salpicos de espuma nas rochas e ouvir o som das gaivotas a bulhar por pedaços de pão, mesmo ao nosso lado...
É lindo esse Algarve! Só espero que os mega-projectos turísticos licenciados pelo Sócrates na Costa Vicentina não ajudem a acabar com ele...

moitacarrasco disse...

Registei (e não é a primeira dica que "oiço" no mesmo sentido).
Lá irei, assim espero.
Continuação de boa "ficagem" e boa viagem de regresso (cheios de saudades, claro). (Saudades do que aí deixaram, é evidente)
abrs
mc

Tozé Franco disse...

Ora viva!
Há já alguns anos que não vou de férias para a Costa Vicentina. Durante vários anos fui para Odeceixe, de onde fazia várias incursões pelas praias em redor: Carvalhal, Odeceixe, Praia da Amália (essa mesmo, a Fadista), Vale de Homens, etc. Em alguns sítios comia-se muito bem. Tive de mudar de rumo com o festival do Sudoeste, pis acabou o sossego.
Um abraço e continução de boas férias.

Beth/Lilás disse...

Mas que beleza de praias!
Espero tenha recuperado as energias num lugar assim tão paradisíaco.
abs carioca