domingo, 6 de dezembro de 2009

ALVARÁ DE D.SEBASTIÃO




Sobre Francisco Barreto,capitão-mor da empresa do Monomotapa,superintender nos assuntos da Fazenda de Moçambique,Sofala,costa de Melinde,rio de Cuama e terras do Monomotapa.

Eu el rey faço saber aos que este alvara virem que eu mando ora Francisco Barreto do meu Consselho de capitão mór da empresa do senhorio de Manamotapa e pella confiança que delle tenho ey por bem que enquanto entender na dita empresa posa mandar nas cousas de minha Fazenda como per meus regimentos e provisões o podem fazer os capitães de Moçãobique e Çofala e os veedores de minha Fazenda da India.
E ysto se entenderá asy na fortaleza de Moçãobique,como na costa de Melinde e Çofala,ryo de Cuama,e terras do senhorio de Manomotapa.Pelo que mando a todos os meus officiaes e a quaesquer outras pesoas a que o conhecimento deste pertencer que o cumprão inteiramente porque asy o ey por bem e quero q1ue este valha como se fose carta feita em meu nome e passada pella Chancelaria posto que este por ella não pase em embarguo da ordenação do segundo livro titulo 20 que o contrario despõe.

Ambrosio da Costa o fez em Almeiry a 18 de Março de 560 e nove.E eu Miguel de Moura o fiz escrever.

                                   Rey
                                                                                                                       Ho Condo

Pera Francisco Barreto entender nas cousas da Fazenda de Vossa Alteza pela maneira acima.
Pera  Vossa Alteza ver.


In "A EMPRESA DA CONQUISTA DO SENHORIO DO MONOMOTAPA"
Organização,Introdução e Notas de João C. Reis   Europress,1984

Sem comentários: