terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GUALDIM PAES,mestre do Templo





"Falleceu o irmão Gualdim,mestre dos Cavalleiros do Templo em Portugal,aos 13 de Outubro de 1195.Este,com muitos cavalleiros,povoou o castello de Thomar.Descanse em paz,Amen."

É esta a tradução do epitáfio latino gravado no túmulo de Gualdim Paes,que morreu no castelo erguido e defendido 
por êle e que foi sepultado na igreja de Santa Maria dos Olivaes,que êle fizera construir quando fundou Thomar.


  Gualdim Paes,um dos mais notaveis cavaleiros portugueses de todos os tempos,nasceu no ano de 1118 na vila de Amares.Filho de paes ilustres,foi creado de D.Afonso Henriques,a quem o ligou sempre uma grande amizade e a quem acompanhou á batalha de Ourique,onde D.Afonso o armou cavaleiro.Tomou então a cruz vermelha dos cruzados,onde florescia a Ordem dos Templarios que se fundára no ano em que ele nascêra.
Durante os cinco anos que por lá se demorou,bateu-se com tal denodo,erguendo tão alto o nome de Portugal: na conquista de Ascalona,no cêrco de Antiochia,nas terras do Egypto e da Syria,que ao regressar á pátria foi feito comendador da casa que os Templarios possuiam em Braga. Anos depois,em 1152,era comendador de Cintra e em 1157 foi eleito mestre da sua Ordem em Portugal.
O seu mestrado foi,politica e militarmente,notabilissimo. Desejoso de passar a séde do Templo para o sul do paíz,a fim de melhor exercer a sua acção contra os mouros,fundou o castelo de Thomar e a povoação a que deu o nome de Rio de Thomar,dando ao rio um nome derivado da desaparecida cidade de Nabancia,que os romanos tinham construido na margem fronteira:rio Nabão. Não se contentou com esta grande obra e reconstruiu os castelos de:Monsanto,Almourol,Zêzere e Idanha.
D.Afonso Henriques encarregou-o,em 1169,de conquistar o Alemtejo.
O emir Iacub,batido em Silves,reconquistára o Alemtejo,com excepção de Évora,e fôra pôr cêrco a Thomar. Sucederam-se ahi os combates mais sangrentos desta guerra;ainda hoje uma das portas do castelo se chama Porta de sangue,em memoria do que ali foi vertido.
Venceram os Templarios e Gualdim Paes; os mouros retiraram-se,mas deixando Thomar arrasada!
Gualdim Paes reedificou-a e tão bem que um século depois contava a cidade 8.000 habitantes.

Texto publicado na revista Portugal de 30 de Setembro de 1924

1 comentário:

Maria disse...

ora aqui está um bo mote para as minhas portugalidades! :-)
estou em falta. como ainda tenho duas horas de viagem até ao sítio povoado por Gualdim Pais, vou tentar cumprir com uma das minhas promessas não cumpridas, postando aqui algo sobre o assunto. Viva a Restauração (para os incautos, não falo da actividade económica em si, mas de uma outra mais antiga, no tempo em que havia coragem para atirar pessoas pelas varandas (era um coitadinho que tinha ascendido por mérito, ao que se diz... só era arrogante, e se fossemos atirar todos os arrogantes pela janela...)