terça-feira, 31 de agosto de 2010

AS desORDENS

Como estamos no último dia do mês,dei-me ao luxo de comprar um jornal.
Fi-lo em boa hora porque,nas últimas páginas do Público,um artigo de opinião de VM com o título "Para que servem as ordens profissionais?" mereceu-me uma leitura rápida,o que é habitual(muitas vezes,nem a leitura rápida lhe dou).
Espantosamente eu estava de acordo,na generalidade,com o que VM escreveu.Admiti que tivesse lido mal e voltei a ler,uma e outra vez...
Confesso que fiquei desapontado comigo mesmo.De que doença grave é que estou a sofrer,para estar de acordo  com VM?!
A verdade é que,com o exemplo que aponta(que,na mesma Ordem,nem é dos mais evidentes) ele traz à tona a existência de associações profissionais com poderes incompreensíveis,protectores de alguns dos seus filiados(a maioria está lá porque a tal é legalmente obrigada),com poderes tão grandes que vão desde a emissão de Carteiras Profissionais até...não se sabe onde.
Nunca percebi a existência destes resquícios medievais não percebo porque não são extintos de vez.
Para processos disciplinares,já existe a legislação laboral adequada.Para a emissão de Carteiras Profissionais,as Escolas que habilitam e formam os profissionais não serão competentes?!
Não me parece que as Ordens sejam "seitas".
O mais grave é que,no horizonte,perfilam- se novas Ordens!São úteis para receber uns dinheiros,aumentarem a burocracia e correlativos,regularem a concorrência entre os seus(impedindo que alguém novo lhes faça sombra),etc.
Sou a favor de uma DESORDEX!

1 comentário:

Manuela Curado disse...

Inteiramente de acordo!

Apoiado!
Viva a DESORDEX!(o boneco está...incrível)