terça-feira, 7 de novembro de 2006

GREVE
Tenho alguma experiência na matéria e participei,pela primeira vez,na organização de uma greve em 1970.
Garanto-vos que foi um êxito e ainda hoje faz parte de vários Manuais.
Nos últimos anos,as greves fazem-se sentir quase exclusivamente no Sector Público e até haverá razões,mais que suficientes,para isso.
Mas tem-se alterado o inimigo principal,aquele que deveria sofrer mais que todos os outros os efeitos da greve.
Vejamos: o patrão é o Estado,que numa visão genérica equivale a dizer que somos nós todos,que financiamos o Sector Público através dos impostos(os que os pagam,evidentemente) e a greve é virada contra nós.
O tal Estado,na semana passada,já poupou cerca de 80 milhões de euros;esta semana irá poupar mais de 100 milhões e os únicos afectados,nos transportes,na saúde,na educação,etc. serão aqueles que até já têm pré-pagamento desses serviços.
Assim,os grevistas têm geralmente contra eles os que deviam ser os seus maiores aliados.
Sem abdicar do direito à greve,sem renunciar à luta pelos seus direitos,cumprindo a sua missão histórica,os Sindicatos terão que encontrar uma maneira em que o seu alvo principal seja atingido,encontrando o apoio dos que actualmente "injustamente" sofrem.
De qualquer maneira,desejo que obtenham bons resultados.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ministro das finanças lê o PEDECABRA: “a reacção de João Salgueiro pode ser considerada excessiva (pesporrenta, clarificou Teixeira dos Santos)...” – editorial de Manuel Carvalho, Público, QI 09.11.06 (o sublinhado é meu).

Ora aí está a prova provada!

moitacarrasco

Anónimo disse...

Infelizmente, terei de concordar consigo, e digo infelizmente porque a greve, que deve ser uma arma, tornou-se num boomerang em muitos casos.
O governo ri-se dos grevistas, poupando em salários e, ainda, ajudando a virar a opinião pública contra quem não vê outra forma de clamar pelos seus direitos.
"Os cães ladram e a caravana passa", pensarão os governantes.
O papel dos Sindicatos tem sido pouco mais do que lançar alguns foguetes para atingir o blindado inimigo. Para justificarem as quotizações?
Comigo não contem, senhores "sindicalistas"!...

Jorge G - ww.osinodaaldeia.blogspot.com