terça-feira, 21 de novembro de 2006

UMA CARTA DO SALGUEIROS AO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
"Da Comissão Pró-Estádio do Salgueiros,recebemos,com o pedido de publicação,a cópia da seguinte carta dirigida ao Presidente Nixon dos Estados Unidos da América do Norte.
Excelência:
Aceite Senhor Presidente os respeitos desta Comissão Pró-Estádio do Sport Comércio e Salgueiros.
Os dias que antecederam a amaração da Apolo-13,no Oceano Pacífico,foram uns autênticos dias de preces.Todos os portugueses imploravam a Deus,pedindo o salvamento desses geniais cosmonautas,Deus atendeu os portugueses.
De todo o Mundo surgiram rogos ao Divino Salvador para que acompanhasse os cosmonautas da Apolo-13,mas as orações mais febris partiam do povo português,esses portugueses que sempre tem Richard Nixon no seu coração.Esses portugueses que oram no seu altar Fátima-Altar do Mundo.
Pedimos e fomos atendidos.Os cosmonautas regressaram à Terra,vivos e sãos,cheios de felicidades,orgulhosos do seu êxito.
E assim tudo acabou em bem,felizmente para os cosmonautas e para o mundo civilizado.Sentimo-nos muito honrados com mais uma vitória dos nossos queridos amigos americanos.
Senhor Presidente:
Quem como nós acompanhou a difícil campanha eleitoral,que conduziu,em boa hora,Richard Nixon à Casa Branca,passamos a partir do momento que Vossa Excelência aparecia nas câmaras da televisão e nas páginas dos jornais a ser ferverosos simpatizantes de Vossa Excelência.Foram muitas as vezes,sempre que Vossa Excelência surgia junto do seu povo,choramos de alegria ao depararmos com a figura de Vossa Excelência.
Senhor Presidente:
Que Deus nos ajude também a construirmos o nosso Estádio.Somos um Clube desportivo dos mais pobres de Portugal,mas também nos honramos muito por sermos um dos mais populares Clubes deste País.Precisamos de construir o nosso Estádio,tarefa em que todos nos encontramos empenhados e a braços com o mais grave problema,que é o arranjo de dinheiros para custear a sua costrução.
Que Deus nos ouça e que Richard Nixon nos escute,e que os cosmonautas por quem muito pedimos a Deus,passem agora eles a pedirem para nós,para conseguirmos dinheiro para a construção do nosso Estádio.
Senhor Presidente:
O respeitável nome de Vossa Excelência ficará perpètuamente na história da América e pelo decorrer dos anos,jamais o Mundo se esquecerá de Richard Nixon.
Aceite,Senhor Presidente,a admiração de todos nós e fazemos votos ardentes para que Vossa Excelência continue,com a ajuda de Deus,que é o Povo Amigo da América.
Muito honrosamente assinamos."
("Mundo Desportivo",24-4-70
Transcrito de SEARA NOVA,nº1496,de Junho 1970
Palavras para quê?

5 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente: palavras para quê?

Que tristeza e que vergonha!

Mas também não é desta que sou pelo branqueamento...
Não. Não se queime o triste testemunho.

Mantenha-se. Não vá acontecer que nos esqueçamos dos invertebrados que sempre nos acompanharam.

(Ai! Não haver hoje uma "Seara Nova"!...)

moitacarrasco

Jorge P. Guedes disse...

Que grande vergonha! Que pedinchice abecta! Ainda por cima com erros à mistura, embora para o destinatário fosse igual ao "gallon".

A "Seara Nova" transcreveu esta coisa em 1970? Que saudades!

Jorge G

Anónimo disse...

Que pedinchice nojenta! Que texto abjecto! Que servilismo inútil e despudorado!

Ai, Seara Nova...Seara Nova!

Anónimo disse...

Que servilismo nojento! Que texto abjecto! Que vergonha nacional!

Jorge G

Anónimo disse...

A SEARA NOVA tinha uma secção noticiosa chamada FACTOS E DOCUMENTOS,para lá do seu conteúdo principal que,com todos os riscos,nos mantinha como assinantes.
Revisitá-la hoje,demonstra-nos toda a sua actualidade.
Obrigado a todos.