quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 DE SETEMBRO


Faz hoje anos que me aconteceu este facto insólito:
Estava na Agência de Viagens,que há muitos utilizo,para levantar uns bilhetes de avião.
Os telefones,faxes,computadores,etc. estavam com uma vida e um ritmo anormal...
A funcionária não tinha mãos,nem ouvidos,que chegassem para atender tanto "trabalho".
Deixei a senhora fazer o seu trabalho e sentei-me a olhar para um dos televisores.
Pensei estar a ver um filme de ficção e demorei bastante a aperceber-me que "aquilo" era real!O ataque às Torres!Nem me lembrei mais do que estava ali a fazer...
"Liguei-me" ao ecrã...
Tenho ideia que soltei algumas exclamações de horror e de espanto,em relação ao que estava mesmo a VER!!!
Tudo o que se passava,dentro da Agência,eram cancelamentos de viagens...
Quando falei com a funcionária,quase uma hora depois,eu nem sabia muito bem o que queria.
Depois de falar com minha mulher,dado que íamos para um "destino" seguro(em princípio),optámos por manter a viagem,com partida de Lisboa a 13 de Setembro.
Foi a primeira vez que vi o aeroporto de Lisboa com militares,metralhadoras e todos aqueles apetrechos que nos impressiona só de vê-los...
Para lá de uma revista,perfeitamente anormal,às bagagens tudo correu bem na ida e no regresso,cerca de 15 dias depois.
A verdade é que o Mundo,a partir de 11 de Setembro nunca mais foi o mesmo.
O Império e seus cães de fila,ao terror responderam com terror e a barbárie ficou institucionalmente instalada.
Ataques terroristas têm-se sucedido e uma escalada bélica não tem fim à vista.
Se existe algum vencedor,é um velho vestido de árabe que,alegadamente,está refugiado nas montanhas entre o Afeganistão e o Paquistão.
Mas,mesmo sobre esse,não se sabe se está vivo...
A mentira tem sido derrotada.
Aviões,hoje,continuo a utilizar sempre que necessário.
Mas os de que mais gosto,são como este,fotografado pelo António Dias,no RED BULL AIR RACE.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que acontece é que o xerife, em 73, estava longe de imaginar que, quem com ferro mata...

mc

Beth/Lilás disse...

Bem, eu estava acordadnod na minha casa em Petrópolis. Meu filho na escola e marido no trabalho em uma sala de reuniões.
Liguei a tv da cozinha e tomando meu café da manhã, pensei que o que via era algum filme, ficção, sei lá o quê!
Mas, achei estranho e zapeei para a CNN-tv a cabo. Lá pude constatar o fato e com os olhos arregalados e coração batendo forte, esqueci o café e comecei a ligar pro marido que não atendia. Falei com a secretária e pedi que ela me pusesse em contato com ele imediatamente.
Lembro-me que a primeira coisa que lhe disse é que achava que a 3a.Guerra Mundial fora declarada e pedi para que ele saisse da sala e ligasse uma tv imediatamente. Foi aí que ele e seus colegas viram estarrecidos o que acontecia. E eu , sozinha em casa, em meio ao som apenas dos passarinhos daquela linda manhã de setembro tão tranquila para nos aqui neste hemisfério, cheguei à conclusão da violência que o fanatismo faz nas mentes humanas.
Depois do luto que os EUA se impôs, veio aquela guerra que até hoje tira a vida de inocentes, enquanto o verdadeiro culpado está bem e tranquilo. Não acredito nem que escondido nas montanhas do Afganistão, talvez na Arábia Saudita, tão fechada, para nós ocidentais e aberta tranquilamente a este e muitos outros que por trás da religiosidade cometem atos tão cruéis.
Na verdade quem pagou o pato e foi caçado até a morte foi S.Hussein que atiçou a ira de Mr.Bush, quando mandou fazer um tapete com a cara do seu pai e toda vez que ia aquele palácio pisava nele sem cerimônia.
Hoje, a GNT-cabo transmitiu às 21 horas um documentário falando sobre aquela foto do homem que se jogou pela janela do WTC e que para os americanos é a marca inesquecível desse dia tão trágico. Até hoje não descobriram quem era aquele pobre homem!

Espero não assistir mais nesta vida um momento tão assustador e doloroso.

abraço carioca