domingo, 21 de setembro de 2008

LIVROS ESCOLARES


Este é o tema que "domina" as nossas conversas de café.
Eu,que já não tenho tal problema,nem sei como actualmente se processam tais coisas,limito-me a ouvir,para ficar informado-
Claro que,como todos,tenho visto as crianças carregando um peso tal que as transforma em cágados.
Antes dos manuais,dos cadernos,dos lápis de cera e de cor,da plasticina,da tesoura,da cola,da fita-cola etc.está o telemóvel e a play station.
Depois é que virá toda aquela "tralha",mais o boneco de peluche,mais o lanchinho,mais o equipamento para desporto...
Coitadas das crianças...
Mas,a conversa tem sido sobre os manuais escolares.
Ao que dizem,ninguém consegue ter todos os livros exigidos.
Um grupo empresarial tem o controle de cerca de 80% das editoras escolares.
Por estratégia comercial,retarda a distribuição a livrarias para forçar a compra directa e assim evitar custos de intermediação.Isto,até ter a sua própria distribuidora...
Queixam-se as livrarias e queixam-se os pais.
Fiquei a saber que,sobre esta matéria,até há regulamentação sobre o peso dos manuais!
550 gr. no 1ºciclo e 750 gr. no restante ensino básico,por manual!
Não vejo os pais reclamarem sobre a estratégia comercial da empresa.
Reclamam,sim,sobre o peso dos livros e exigem que,o peso total do material escolar,não exceda 10% do peso da criança!!!
Não estou a brincar.
Todos os dias passo por centenas de miudos,tipo cágados,a arrastarem o peso do material.
Não têm transportes escolares,nem pais que os levem à escola.
E,lembro-me,que até à minha 3ª classe tinha uma maleta de cartão,com umas correias para levar aos ombros.
Dentro da maleta levava a pedra (uma lousa com moldura de madeira),o lápis de pedra,um pano para apagar o que era escrito na pedra e o livro único...
Acrescentava-lhe o lanche,embrulhado num guardanapo e,infringindo as regras,o pião e a baraça...

3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Isto também é motivo de muita briga aqui no Brasil.
Depois de um tempo em que meu filho levava tanto material pesado às costas e muitas reclamações por parte dos pais, a escola dele no 1o. e 2o. graus, resolveu colocar armários com chaves e isso ajudou bastante.
abraço carioca

Beth/Lilás disse...

ô meu amigo portuga!
Gostaria de ver o que me diz do meu último post que escrevi ontem.
tenha um lindo domingo aí nesta terra santa.
abraço carioca

Tozé Franco disse...

Já para não falr do peso dos telemóveis (alguns têm mais do que um!) playstation e até o pc portátil....