quarta-feira, 13 de maio de 2009

O CUNHADO GRIPADO


Essa veio por e-mail, sinal de que a ojeriza pelos parlamentares está virando pandemia, acho que nem só aqui no Cunhadão. Hoje em dia nem precisa ser irmão/irmã de cônjuge de deputado para ser tratado como cunhado. O que significa hoje em dia a palavra cunhado?

sm (lat cognatu) 1 Irmão de um dos cônjuges, em relação ao outro. 2 O marido, em relação à irmã ou irmão de sua esposa. 3 Reg (Amazonas) Tratamento equivalente a amigo, companheiro, senhor etc., entre os caboclos. (Michaelis)

Designativo do irmão de um dos cônjuges relativamente ao outro cônjuge, e vice-versa
Regionalismo: Amazônia.
us. como interlocutório pessoal
Ex.: é verdade, c., que amanhã é dia de festa?(Houaiss)

O irmão de um dos cônjuges em relação a este. O marido da irmã de uma pessoa em relação a esta. Amaz. Forma de tratamento equivalente a 'meu amigo', 'meu senhor', etc.: Não se preocupe, cunhado, eu cuido disso. Que se cunhou, que traz um cunho. Que se transformou em moeda, amoedado. (Aulete)

Quem é o cunhado de hoje em dia, que os dicionários não se atrevem? Aquele chato, parente ou não, que vive enchendo o saco por uma mordomia, uma sinecura, um benefício, qualquer coisa que lhe permita viver bem sem fazer qualquer esforço. O melhor amigo da sua mulher, sempre a postos para servi-la e ainda dizer que a conhece melhor do que você. Geralmente é o cabeleireiro. O professor de pilates. Eu lavo as mãos. pouco me lixando, eu e o deputado aquele.

2 comentários:

aminhapele disse...

As sempre bem humoradas notícias do "cunhadão"...
Pela semelhança,por vezes penso que falamos do mesmo país!
Talvez,por isso,se fale em "país-irmão"...
Um abraço.

Beth/Lilás disse...

Ah, meu caro Rui!
Nada se compara ao nosso cunhadão tupiniquim! Aquilo ali é inigualável em matéria de larápios.
abraço carioca