segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

NÓS E LAÇOS



PODER LOCAL

São 30 anos do PODER LOCAL.

Como cidadão,avalio estes anos genèricamente como muito positivos.

As "coisas" mudram do preto para o branco.

Neste espaço de liberdade,não será demais "avisar" para o que tende a correr mal.

Há 30 anos,os autarcas,eram mesmo representantes das populações e andavam com o SELO BRANCO atrás,para resolverem os problemas no imediato.Eram pessoas que não ganharam nada com a função e,provàvelmente,até terão perdido bastante.

Os caciques esconderam-se e,na toca,aguardavam o tempinho da viragem da casaca.

Com a DEMOCRACIA reapereceram triunfantes.

Posicionaram-se para os seus lugares e tem sido um fartote,para eles e para os amigos,o uso e abuso dos lugares que ocupam,das Empresas Municipais que criam(com prejuízos e ordenados que fazem córar de vergonha a Administração Central),dos milhares de "empregos" improdutivos que andam por aí,dos negócios escuros com nós cegos e laços mais que escorregadios.

Há poucos anos,os autarcas das freguesias não eram remunerados.Era difícil arranjar listas para as freguesias(genèricamente,em todos os partidos).Passaram a ser pagos e a ter as mordomias inerentes e hoje esgadanham-se internamente para pertencerem à lista.

Quantos Presidentes de Câmara,sem mundo nem educação,são hoje conhecidos apenas pelo seu pendor ditatorial sobre os funcionários que não são da sua côr?!

Nós,simples cidadãos,somos completamente esfolados por senhores autarcas que a tudo recorrem para poderem pagar os ordenados,próprios e dos seus,mas que nadam fazem pelos eleitores dizendo que o Estado não lhes dá dinheiro suficiente.

Cada um trata do seu quintalzito,das suas couves e dos seus feijões,e o máximo do esforço é para os seus "caseiros" e para os seus tractores(podem ser Volvos,BMW ou Mercedes).

O "povinho" só terá a ver com isso,quando há eleições...

Que os autarcas soprem bem nas velas,mas se lembrem que o Povo começa a estar farto!

4 comentários:

aminhapele disse...

Por esquecimento,não mencionei que LAÇOS é um óleo de Sérgio Torreta.
O seu a seu dono.

Anónimo disse...

Poder local?

Ora... Nem mais.
Resta-me uma (GRANDE) esperança: como a D. Maria (não a do outro - qu'essa só acudia a tarefas domésticas -, mas a deste) é de esquerda, e vai tomando "atenção ao que eles vão dizendo e fazendo"...

(ELES?! Eles, q'ais? Se calhar "ele" não... Será?)

Como ela está atenta, não vai perdoar que as coisas continuem mal...

Ciao

Anónimo disse...

O que ainda maior confusão me faz, é que, passados mais de trinta anos (uma geração) sobre o presumível abrir de olhos, ainda exista tanta gente a bater palminhas e a dar beijinhos e apertos-de-mão a caciques locais como a Fatima Felgueiras, o Valentim, o Jardim,...só para nomear os mais mediáticos!

Será que este povo não aprendeu nada? Continua a falar mal pelas costas e a dar abraços e vivas se lhe oferecem nem que seja un simples avental?
Não é, pois, de admirar que tantos existam e outras haja na forja!

um abraço.
Jorge g - o sineiro da aldeia

aminhapele disse...

Caro Jorge:
Sou pelo Poder Local e entendo que foi um grande avanço.
Durou enquanto os autarcas foram DE FACTO(para além de direito,òbviamente) os nossos representantes.
Agora não sabemos quem eles representam.
Já fedem.
Um abraço