quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

PERU ASSADO

PERU DE NATAL
Vamos hoje tratar de coisas mais alegres e mais apropriadas a esta quadra.Recuperei uma receita da senhora minha Mãe,que deixo disponível:
O peru tem de começar-se sempre a preparar de véspera.
Começa-se por embebedá-lo com 1 decilitro de aguardente.Mata-se quando comece a não se ter de pé.Depena-se então em seco,chamusca-se com chama da álcool desnaturado,tiram-se-lhe a cabeça e as patas ,e limpa-se de vísceras como se faz para a galinha.Depois de frio põe-se em água e sal durante duas horas.
Passado este tempo,pega-se num molho de salsa e vai-se embebendo em limão e esfregando bem com ela o peru por fora e por dentro(usar o sumo de "um" limão).Põe-se então numa caçarola,onde se rega com vinho branco e se deixa ficar até ao dia seguinte.

Para o peru:
Peru 1
Toucinho gordo 250 grs.
Azeite 1 decilitro
Banha 2 colheres de sopa
Cebola grande 1
Água quente 1 litro
Vinho branco 1/2 ltr.
Sal,noz moscada,cravinho,salsa,pimenta q.b.

Amanhado o peru de véspera como atrás se indica,procede-se agora do seguinte modo:
Cortam-se fatias delgadas do toucinho,passam-se por sal,e com o auxílio da ponta de uma faca introduzem-se entre a pele e a carne do peru(cada uma em seu sítio);deve-se ter todo o cuidado nesta operação para não estragar a pele.Em seguida recheia-se o peru e cose-se a abertura com uma linha forte e atam-se-lhe as pernas para ficar com bonita aparência.
Deita-se numa caçarola o azeite e a banha,e logo que tudo ferva deita-se-lhe dentro o peru que se deixa alourar todo por igual.Feito isto tira-se o peru para a travessa e deixa-se arrefecer.Na gordura que ficou na caçarola,que se não deve ter deixado queimar,põe-se o resto das fatias do toucinho e a cebola às rodelas;mete-se-lhe novamente o peru dentro e acrescenta-se com água quente,o vinho e especiarias.Deixa-se ferver tudo até o líquido estar quase sumido;nesta altura deita-se-lhe uma tigela de água a ferver.Vai-se voltando o peru,insistindo porém em posições de peito voltado para baixo.Quando o peru esteja a meio da cozedura mete-se no forno;puxa-se de vez em quando para a entrada,rega-se com a própria calda e pica-se com o garfo.
Depois de assado serve-se com ameixas secas cozidas em vinho tinto,rodelas de limão e batatas em palha.

Para o recheio:
Lombo de porco 500 grs.
Gemas 6
Pão ralado 1 colher de sopa
Sal,noz moscada,pimenta,limão q.b.
Vinho branco 1 decilitro
Louro 1 folha

Assa-se o lombo temperado de sal,pimenta,noz moscada,louro e vinho branco;passa-se depois pela máquina e liga_se com as gemas de ovos,o pão ralado e o sumo do limão.


E agora,bom apetite.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já cheira ,meu amigo, já cheira!...

Receitas antigas é o melhor que há!

Que se dane a dieta, nestes dias, há que viver um pouquinho consolados, ora essa!

Muito obrigado pela partilha deste pitéu da Senhora sua mãe.

Um abraço.
jorge G.

Anónimo disse...

Não o fazia virado para essas artes...

Olhe que ainda que eu não seja grande apreciador de aves (à mesa, claro), fez-me crescer água na boca...
Bom, é que o pássaro, em si, é uma coisa... Mas os temperos, os condimentos, "aquela mão" e vários outros pormenores é que fazem com que o objecto comum passe a ser uma "obra de arte"...
Não é mesmo?

Bom apetite, Bom Natal e um ano de 2007 que consiga deixar boa memória...
(Claro que isto é uma antecipação, por mor da iguaria apresentada, mas até lá ainda nos falamos - falamos, mesmo, não "falamos")
Abraço
ZL, ou diga, moitacarrasco

aminhapele disse...

Eu estou sempre virado para comer boas coisas...
MOITACARRASCO de certeza que ainda nos vamos falar e,quem sabe,provar alguns belíssimos pratos.