domingo, 17 de dezembro de 2006

O SEGREDO DA FELICIDADE

Este fim de semana descobri o segredo da felicidade!! A resposta reside nos grandes e pequenos transportadores de serotonina!

Boris Cyrulnik (www.asa.pt/autores/autor.php?id=1087 ) defende que o segredo da felicidade do indivíduo encontra-se associado, entre outros factores (interacções afectivas; acontecimentos da nossa vida; ambiente cultural) à nossa capacidade individual de produção e transporte de uma substância química, a serotonina, um neurotransmissor que é um anti-depressivo natural. Este neuropsiquiatra é conhecido como o pai da resiliência, a capacidade de resistir à adversidade, conceito este que assenta na nossa plasticidade cerebral, "a grande descoberta dos últimos 15 anos"!

A explorar...

4 comentários:

Anónimo disse...

(Desta vez, ao ver a hora, é que vi de quem se tratava... E fiz marcha à ré no post anterior...)
(Isto não são horas de "um cristão" andar aí a zumbir... Mas sim de ouvir música e preparar o estômago para ir ao Zé Manel ou ao Bacalhau, ou a outra "capela" da mesma devoção, cumprir o sagrado ritual... Aminha pele é que sabe...)

Essa da resiliência, gostei.
Acontece cada vez mais, a cada passo, como aqui: a transmudação, e adaptação, de conceitos de certas áreas (como neste caso da mecânica) para outras (neurociências).

Mas dizia a Zoika: "a explorar".
Claro que sim.
Mas quanto à serotonina... Cuidado com os respectivos níveis. Vêem-se casos de (esses níveis elevados) transmitirem uma euforia bacoca às pessoas...
"Est modus in rebus" - dizia a "viúva" do Padre António Vieira - que também sabia umas coisas de português arcaico - qu'é como quem diz: "cautela!

Temos de estar sempre atentos, não é isso?

Abraço
moitacarrasco

aminhapele disse...

Desta vez o meu velho Dicionário deixou-me ficar mal.
ZOIKA escreveu duas palavras completamente novas,para mim:
SEROTONINA e RESILIÊNCIA.
Só com meios auxiliares,consegui swaber alguma coisa da SEROTONINA e aí desculpei o Dicionário.
É que a SEROTONINA foi isolada,pela 1ª vez,apenas em 1948 por Rapport,Green e Page,a partir de sangue humano coagulado.
Fiquei a saber que se encontra na glândula pineal,área de postrema,hipotálamo,etc,e que é um intermediário químico da actividade do sistema nervoso central.
De RESILIÊNCIA é que fiquei em branco.
Ninguém me manda ser tão ignorante.
Se em vez de ir para as tascas,estivesse a estudar,eu sabia estas coisas...
Vou esforçar-me por me aplicar um bocadinho...
Um beijo.

Anónimo disse...

Interessante!
Vou falar com o meu médico, e filho!, para ouvir o que me dirá!

um abraço.

Kaos disse...

Quem sabe com isto não se evitam tantos anti-depressivos que andam para ai a deprimir meio mundo.

Quanto à Resiliência:
A resiliência consiste em equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, além do aprendizado obtido com obstáculos (sofrimentos). Traduzindo em outras palavras, é atingir outro nível de consciência. O indivíduo que não possui ou não desenvolve a resiliência, pode sofrer severas conseqüências, que vão da queda de produtividade ao desenvolvimento das mais diferentes doenças psicossomáticas.

encontrado aqui: http://www.vadiando.com/textos/archives/cat_resiliencia.html

um abraço