terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O BACALHAU
Regressemos aos lugares de culto.
Como já vos disse,em tempos,há lugares de comer em que nos sentimos em casa.
É altura de vos revelar mais um segredo.
Quando a fomeca aperta,saímos de Coimbra em direcção ao Porto,pela antiga estrada nº1(paralela ao IC2) e no lugar de Caselho,pertencente a Torre de Vilela,encontramos o Restaurante O BACALHAU.
A minha descrição talvez não seja a melhor mas,para simplificar,é ao lado da Madame Filipa...
Como o nome indica,o bacalhau é rei e apresenta-se das suas 1001 maneiras,tratado como a nossa Mãe e a nossa Avó o tratavam.
O polvo é difícil encontrar-se melhor preparado.
O peixe,é sempre fresco e aparecem pratos esquecidos há longos anos.
A carne e enchidos são do melhor que há e,cada vez,perguntamos donde é que isto vem.
As entradas de queijo,salpicão.chouriço,orelheira,pasteis de bacalhau,etc. são igualmente uma delícia.
Para quem tenha estômago,uma sobremesa de doces caseiros,queijos,requeijão,frutas nacionais ou tropicais....
Acompanhando tudo isto com os belos vinhos,bem decantados e a temperaturas indicadas que só visto.
Perante este panorama,perguntam-me vocês:E quanto é que isso custa?!
Pois esse é o grande segredo.
No dia a dia lisboeta,comendo de pé ao balcão,uma sopa e uma sandes,mais uma sobremesa e uma meia garrafita de uma mixórdia qualquer,custa a mesma coisa.
A relação qualidade preço atinge,aqui,o seu nível máximo.
Agora atenção:há coisas que não têm preço.
A simpatia da família Silva,com a D.Nazaré na cozinha,o senhor Silva e a Carla(perdão senhora arquitecta) nas mesas são mais que cativantes.
O Silva,um dos fundadores da Associação de Deficientes das Forças Armadas,é um beirão dos quatro costados e um enófilo de primeira.
Na guerra teve um azar e,hoje já se pode dizer,ficou conhecido como ESPREITAVIÕES porque a inclinação do pescoço o pôs a olhar para o céu.
Tem um pequeno defeito:é do Sporting.
Um bom e velho amigo e camarada.
A D.Nazaré é mais que uma mestre de cozinha:é aquilo de que nós nos lembramos da nossa Mãe e da nossa Avó.
A Carla,uma jóia de menina,rouba diàriamente um tempinho às suas arquitecturas e atura o pessoal amesendado.É uma doceira de alto gabarito e a preparar os vinhos não fica atrás do Pai.
Assim amigos,já ficam a conhecer mais um dos meus refúgios e apareçam no BACALHAU.

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo, ler esta descrição de iguarias é uma tortura para mim, que estou de dieta rigorosa há um mês, em virtude de asneiras que me levaram a altos valores de glicémia e de colesterol. Felizmente já baixaram substancialmente.
Mas "O Bacalhau há-de merecer uma visita minha, ai isso terá de ser...

Um abraço e obrigado pela recomendação.

Jorge G

Anónimo disse...

Antes de mais... Não há milagres: s'o Sr Silva é leão... Meu amigo, está tudo dito e tem de ser tudo bom! (Não é mesmo ZOIKA?)
Até parece que já fiquei a conhecer o Sr Silva, maila D. Nazaré e a Carla, que além doutros projectos se dedica, e com mestria, ao dos doces mais que caseiramente recomendados...
Orelheira e não sei quantos acepipes mais para "preparar" o estômago...
...
Fiquei cá c'uma fome!!!
...
Depois, onde é que por aqui se come com esse regalo, esse tratamento de VIP e por esse preço?

Ah! Mas um dia hei-de ir ao BACALHAU, Ah isso é que hei-de.
... Caselho (Torre de Vilela), ao lado da Madame Filipa... Ora, tem lá que saber!

Rui! Qualquer dia "bora" ao BACALHAU?
Até lá
moitacarrasco

Anónimo disse...

Amigo, agora que estou de dieta rigorosa há um mês, foi uma tortura ler essa série de iguarias postas à nossa disposição.

Mas, uma visita ao Bacalhau será feita no futuro. Já está na minha agenda!

Um abraço.
Jorge G

Anónimo disse...

amigo, para mim que estou de dieta imposta há um m~es, foi uma tortura ver passar diante de mim este cardápio tão bem apresentado por si.
Mas não duvide! "O Bacalhau" já está na minha agenda. logo que possa ser...

Um abraço.
Jorge G

Anónimo disse...

Ontem marquei presença... Mas não "colou"...
Dizia eu, mais ou menos:

Mas, meu amigo, não há milagres: se o Sr Silva é leão... Tudo tem de ser assim mesmo bom... Qual a dúvida?
(Não é Zoika?).

Bom, só lhe digo: fiquei cá com uma fome...!
(Aliás, nem tenho a certeza de qual a verdadeira sensação que tive: se de vontade de ir a correr para o BACALHAU, se de empanturrado...)

Bom, fiquei com a sensação de conhecer a casa, o Sr Silva, a D. Nazaré, a prendada Carla que, além doutros, se dedica também a projectos de doçaria caseira mais que óptima... Tudo.

E já sei: vou por aí fora, volto para Caselho (Torre de Vilela) e já está: todo o pessoal conhece o Bavalhau, e se dúvidas houver... é ao lado da Madame Filipa...
Pronto.Está feito.
De qualquer maneira quero lá ir é com o Rui, que deve ser o melhor cartão de apresentação - embora eu sinta que, ali, todos são VIPS...
___________

Isto, mais ou menos, dizia eu ontem, às tantas.

Mas hoje - curioso - sabe que fui almoçar com uns amigos (não éramos muitos, apenas uns 30) e onde?
Ao Tromba Rija (mas o daqui das docas...)
Só que um ALMOÇO para mim, numa catedral dessas, é um desperdício... É refeição em que nunca tenho fome...
Mas gosto. E dá muito gozo.

Até mais logo.
moitacarrasco

aminhapele disse...

TROMBA RIJA?!
Isso foi à fartazana...
Eu só conheço o de Marrazes,ainda se chamava REPOLHO.
Mascomo vai essa digestão?!