terça-feira, 25 de novembro de 2008

O BEDEL



(...) O Bedel de cadahua das faculdades,chamará à Congregação dellas os Lentes,& Doutores,quando se ouueverem de ajuntar por mandato do Reitor.
Terá cada hum delles hu rol,em q estarão escrittos todos os Estudantes de suas faculdades,com declaração do tempo,em que cadahum começou a estudar,& os annos que tem de estudo:pera que se saiba,se tem tempo bastante,para responder,& arguir nos actos de exercicios,que ordinariamente se hão de guardar. E avisará disso ao Reitor,pera os constranger a teré os dittos actos nos dias assinados,& arguirem no lugar que lhes couber.
Os dittos Bedeis das faculdades,em que forem os actos,ou graos,serão obrigados a levar pessoalmente todos os pontos,& as conclusoes de quaesquer actos ás casas dos Doutores,Mestres ou Lentes,que podem,ou devem ter presentes nos taes actos (...)
Estatutos da Universidade de Coimbra,1559
Tudo isto vem a propósito de uma carta publicada no Diário de Coimbra de ontem,na secção
Fala o Leitor,com o título O senhor Dr.Laborinho... e o nosso Bedel!,assinada por J.Gonçalves,Condeixa.
Começo por dizer que não concordo com o autor nas considerações pessoais que faz sobre o Dr.Álvaro Laborinho.Conhecendo-o,como conheço,desde os tempos da Faculdade de Direito,creio que essas considerações são profundamente injustas.
Lembro o autor que,nos seus tempos de estudante,o Dr.Álvaro Laborinho já era uma pessoa profundamente solidária e era uma figura de destaque do GUDR (antecessor do GEFAC) e de todas as lutas académicas,então travadas(Crise de 1961/62).
Não tenho dúvidas que ele terá ficado chocado,tanto como eu,ao saber da situação do nosso Bedel,senhor Santos.
Acredito que o Presidente do Ateneu dê uma forte ajuda neste caso:fazer regressar o nosso Bedel e sua Esposa à velha Alta,onde consiga tornar a ouvir o toque da Cabra.
Por experiência própria,sei do carinho que o Ateneu(a quem estou eternamente reconhecido) colocará nessa situação.
Do nosso Bedel,senhor Santos,recordo uns breves episódios:
No meu ano de caloiro,em dia de Latada,tive uma aula de Direito Constitucional com o Prof.Dr.Carlos Moreira.
Ia vestido de forma aligeirada,pois a Latada era a seguir...
O Dr.Carlos Moreira,ao ver-me levantado a responder à chamada do Bedel,pôs-me na rua,por estar vestido de maneira menos própria.Aquilo não era uma aula para cowboys,
vestimenta que eu estava a usar.
Cá fora o senhor Santos animou-me e disse-me que não iria fazer "registo" do episódio...
Outro,foi após a minha oral de Introdução ao Estudo do Direito,com o temível Prof.Dr.Pires de Lima.
Em muitos dos dias de exame,o senhor Santos saía da sala com o livro de registos e,aos estudantes que aguardavam os resultados,nos Gerais,limitava-se a dizer:"Boa Tarde,meus senhores" e seguia o seu caminho(sinal que não tinha havido "aprovados")...
No dia da minha oral,abriu o livro,leu o meu nome e disse "aprovado com 10 valores.Parabens,rapaz!".
Eu quase nem acreditava...
Assim,que o senhor Santos,nosso Bedel,regresse à sua velha Alta e torne a ouvir o toque da Cabra!

1 comentário:

Beth/Lilás disse...

Ah, esta Universidade é conhecida e muito bem falada até os dias de hoje.
Se estudou lá, meus parabéns!
abs cariocas