terça-feira, 16 de dezembro de 2008

COIMBRA : O PRESÉPIO DA CÂMARA


De há vários anos para cá,a Câmara de Coimbra tem montado o seu presépio na Praça 8 de Maio,junto ao edifício da Câmara,mesmo ao lado da Igreja de Santa Cruz.Claro que isto é apenas uma informação e não uma sugestão de concorrência.
Inicialmente,era um presépio vivo.
Calculo que por motivos de higiene,a vaquinha,o burrinho,as cabrinhas,etc,isso acabou.
Foi substituído por um presépio de grande dimensão,com figuras esculpidas por Cabral Antunes que,anualmente,é montado no mesmo local.
Como já referi,em publicações anteriores,a Baixa de Coimbra fica deserta à noite.Não tem residentes,não tem movimento nem polícia (até o Comando da Polícia mudou de local).
Assim,todos os anos,o presépio é vandalizado:primeiro era o assalto à caixa das esmolas;as esmolas passaram a ser guardadas à noite,noutro local;passou-se ao vandalismo porco e bruto:todos os anos eram partidas pernas ou braços das várias figuras e,todos os anos,a Câmara procedia ao seu restauro.
Este ano,os vândalos mudaram de táctica:ROUBARAM O MENINO JESUS!!!

1 comentário:

Beth/Lilás disse...

Ah, como isso é bonito de ver!
Lá em Petrópolis todos os anos tinham amostras belíssimas de presépios do mundo todo, mas este ano não vi nenhuma movimentação a este respeito. Vou verificar no final de semana.

Quanto aos roubos e vandalismos, parece que 'ratos' assim, crescem em grande número pelo universos.
Uns nojentos!

grande abraço carioca